sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Livro retrata dificuldades de fotógrafos na ditadura do Chile

setembro 13, 2013 | por Resumo Fotográfico


O livro recém-lançado "Chile 1973-1990 - A Ditadura de Pinochet", publicado pela Lom Ediciones, de Alejando Hoppe, Claudio Pérez, Héctor López e Marcelo Montecino, retrata as dificuldades de uma geração de fotógrafos que se formou nas ruas no Chile, sob a repressão de uma das piores ditaduras da América Latina, do general Augusto Pinochet.
"Tivemos que aguentar a dor, a pena, os sentimentos mais profundos durante o ato de fotografar." - relatou Claudio Pérez.
Segundo Pérez, ele tinha 15 anos quando Pinochet tomou o poder, e se autoexilou no Brasil em 1979. Decidiu regressar a Santiago em 1983 após sentir a necessidade de documentar os protestos que aconteciam em seu país. Criou uma credencial falsa de uma agência brasileira de fotografia que não existia e conseguiu autorização para trabalhar como correspondente.

Ele conta ainda que trabalhou com medo durante os sete anos em que cobriu manifestações. Mas, quando um colega de 19 anos foi preso e queimado vivo ao registrar um protesto na periferia de Santiago, passou a ter pânico.

Fonte: Folha de São Paulo

Publicado em: