quinta-feira, 27 de março de 2014

Resumo: Encontro do Fotógrafo Profissional

março 27, 2014 | por Cris Tristão

O Resumo Fotográfico marcou presença no Encontro do Fotógrafo Profissional, que aconteceu na última terça-feira (25) no Hotel Caesar Business Belvedere, em Belo Horizonte. O evento realizado pela Encadernação Luiz Fotógrafo contou com apoio das empresas Painel, Kodak, Revista FHOX.

Os fotógrafos que chegaram para o encontro marcado às 9h foram recepcionados com um gostoso café da manhã onde acontecia ao lado uma minifeira de produtos e serviços. A sala de eventos para o encontro, apesar de ser pequena, foi muito bem montada para o encontro que teve uma organização bem competente.

A primeira palestra, "Oportunidade e Número do Mercado" com Leo Saldanha, começou pontualmente como programado. O jornalista e editor da revista FHOX mostrou um resumo de dados de pesquisas de mercado e falou um pouco de algumas tendências. Afirmou que o mercado de fotografia de família é gigantesco e ainda pouco explorado, destacou a importância do profissional de fotografia ter um site para divulgar seu trabalho e estar preparado para interface de tablets e smartphones.

Leo Saldanha abriu o dia de palestras apresentando algumas estratégias e tendências do mercado

Saldanha deu dicas preciosas de como não devemos negar o poder das redes sociais e ainda mais um nicho no mercado que está crescendo que é o chamado Pink Money ou Dinheiro Rosa, que é uma referência ao poder de compra da comunidade gay, oferecendo trabalhos diferenciados e serviços exclusivos para este público.

A segunda palestrante foi da fotógrafa Karim Scharf, umas das pioneiras em fotografia newborn no Brasil. Karim contou um pouco de seu processo de trabalho, desde a preparação das fotos até a importância de firmar parceria com profissionais da saúde como pediatras e fisioterapeutas, para ajudarem na preparação do fotógrafo ou durante as sessões de fotos.

Karim Scharf contou um pouco de seu processo de trabalho na fotografia newborn

Logo após retornamos a pausa do almoço, a empresa Painel apresentou seu software que ajuda no gerenciamento de estúdios e trabalhos fotográficos .

A terceira palestra foi de Arlindo Namour Filho sobre o tema "O fotógrafo completo de casamento". Deu dicas e passou um pouco de sua grande experiência sobre a fotografia de casamentos, como aprender a dizer não aos maus clientes, a sempre prestar atenção nos sinais do mercado e que nem tudo são flores mas com trabalho de qualidade e respeito aos clientes o profissional só tem a crescer. Namour também gerou polêmica e bastante curiosidade ao afirmar que optou pelo conforto e trocou suas câmera DSLR que era pesada para uma mirrorless da Fuji, além de ser menor , tem um visual vintage e moderno ao mesmo tempo.

E a última palestra que na verdade foi um animado e esclarecedor bate-papo de Paulo Bettio e Mozart Mesquita com os participantes do evento sobre como o fotógrafo deve se posicionar corretamente no mercado.

O final do evento foi marcado com sorteios de brindes, muitos sorrisos e é claro, idéias borbulhando na cabeça.