segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Exposição faz tributo ao filme Metropolis de Fritz Lang

setembro 01, 2014 | por Resumo Fotográfico


Na quarta exposição do projeto Nova Fotografia 2014, o MIS apresenta a série Metropolis, que faz um tributo ao filme homônimo de Fritz Lang. As fotografias do artista Marcus Laranjeira propõem uma nova interpretação da cidade de São Paulo a partir da sobreposição de conhecidas construções e projetos urbanísticos, criando imagens caóticas e densas que gradualmente transformam concretos e sólidos em estruturas transparentes.

“A sobreposição das mais diversas construções e projetos urbanísticos dessa metrópole cria imagens que, a princípio, podem parecer caóticas e densas, mas que vão gradualmente proporcionando ao espectador uma experiência artística singular, à medida que transformam concretos e sólidos em estruturas transparentes. A simetria, o equilíbrio e a proporção criados a partir da justaposição dessas fotografias trazem também geometrias inéditas”, explica Laranjeira. “Por outro lado, a reconstrução visual pode ser entendida como uma crítica ao crescimento desordenado da capital paulista, crescimento esse que altera sua forma originária privilegiando o cinza do cimento e a aspereza do concreto”, complementa.

Sobre o artista

Marcus Laranjeira é luso-brasileiro, vive e trabalha em São Paulo. É artista, fotógrafo e matemático, com formação acadêmica na PUC e na USP, e formação artística em cursos livres de pintura e fotografia. Desenvolve projetos artísticos e comerciais usando a fotografia como principal meio de expressão. Faz das ruas e do seu imaginário palco e personagens. Arquitetura, crítica, humor, geometria e matemática são alguns dos principais ingredientes do seu trabalho.

Sobre o Nova Fotografia

Criado em 2011, o Novo Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade e inovação do seu trabalho. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu.

SERVIÇO

Exposição Metropolis
Abertura: 3 de setembro, quarta, às 19h30
Visitação: de 4 de setembro a 16 de outubro de 2014
Horário: terças a sábados, das 12 às 22h; domingos e feriados, das 11 às 21h
Local: Museu da Imagem e do Som de São Paulo - Avenida Europa, 158, Jardim Europa.
Ingresso: gratuito