quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Estúdio Evolution 2014 - 1º dia

novembro 05, 2014 | por Juliana Foini

O Estudio Evolution, congresso realizado pela editora iPhoto, aconteceu em São Paulo nos dias 3, 4 e 5 de novembro, no Teatro das Artes, no Shopping Eldorado. Nessa edição, foram reunidos grandes especialistas da fotografia em estúdio para revelar os seus truques e técnicas de iluminação, direção e equipamentos. Altair Hoppe foi o apresentador durante os três dias de congresso.


Paloma Schell iniciou o primeiro dia do Estúdio Evolution falando sobre a fotografia de recém nascidos. Ela explicou sobre a rotina de quem atua nessa área e compartilhou experiências e dicas sobre a composição e as poses usadas desse tipo de fotografia. Para ela, o mais importante é o cuidado e o amor com os bebês, a segurança deve vir sempre antes de uma boa foto! Foi realizada uma prática ao vivo, na qual os congressistas puderam aprender também sobre os equipamentos utilizados por Paloma, além da iluminação, acessórios e figurino.



Em seguida, Brasilio Wille passou um pouco da sua experiência em iluminação de pessoas e books em estúdio. Para ele, mais importante que o valor e a complexidade dos equipamentos de um fotógrafo, é o domínio que ele possui sobre as suas ferramentas de trabalho: o funcionamento da câmera e da influência da luz na fotografia. A prática ao vivo demonstrou todas as dicas e técnicas usadas por Brasilio em suas fotos e trabalhos.




Renato dPaula falou sobre um tema bastante discutido na fotografia, mas que ainda gera muitas dúvidas para alguns. Sua palestra foi sobre a importância de um marketing pessoal de qualidade para fotógrafos. De acordo com ele, a propaganda e a divulgação são essenciais para que o nosso trabalho seja conhecido pelas pessoas e atinja os clientes em potencial. Esse marketing deve ser honesto e presente em cada detalhe do fotógrafo, começando pela maneira de apresentar a proposta até a finalização do serviço, a entrega das fotos. Renato também deu diversas dicas para a criação de portfólio e sobre o atendimento diferencial que cativa e fideliza clientes.

Pela primeira vez como palestrante, o fotógrafo Junior Luz encerrou o primeiro dia com uma palestra sobre criatividade e dedicação. Ele contou um pouco sobre a sua trajetória na fotografia e deu dicas para aflorar o lado criativo de cada um nos trabalhos autorais. Para exemplificar e desmistificar algumas fotografias, Junior fez uma prática ao vivo com simulação de ensaio externo, light painting e luz neon, que surpreendeu todos os congressistas.