quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Estúdio Evolution 2014 - 2º dia

novembro 06, 2014 | por Juliana Foini

Começando o segundo dia de Estúdio Evolution, Bob Wolfenson falou sobre as suas experiências como fotógrafo, exibindo suas fotos e trabalhos antigos, da era analógica até a fotografia digital. Ele também explicou a diferença entre os trabalhos realizados para revistas, tanto ensaios sensuais como editoriais de moda. Bob colocou seus ensinamentos em prática no ensaio sensual ao vivo no palco, no qual ele mostrou suas técnicas de iluminação e direção de modelo.


Simone Di Domenico, fotógrafa de pessoas, fez uma palestra sobre a direção e atendimento no estúdio. Além do aprimoramento constante das técnicas de iluminação e do conhecimento do fotógrafo sobre direção e equipamento, para obter sucesso em um book ou ensaio também é essencial uma boa apresentação, organização e confiança. Simone também frisou a importância de estarmos sempre atentos à linguagem não verbal, que é composta pelo nosso tom de voz, aparência e expressão facial. Na prática, Simone mostrou ao vivo o ensaio de uma gestante e sua filha.



Rogério Ehrlich tem um estilo único de fotografar famílias. Com uma boa divulgação e dedicação ao marketing pessoal, ele acredita que é possível conquistar vários trabalhos; e com uma boa técnica, estilo e simpatia, o fotógrafo fideliza seus clientes. Uma das várias dicas que Rogério passou sobre a fotografia de famílias e pessoas foi a importância de ficar atento e capturar os momentos únicos, se preocupando, após o clique, com o enquadramento e tratamento final. A prática ao vivo foi realizada com muita descontração e improviso, priorizando a espontaneidade dos modelos.



Logo após, Diego Rousseaux, fotógrafo de produtos, falou sobre os desafios e particularidades dessa área da fotografia. Para ser um bom still photographer, é preciso muita atenção aos detalhes, paciência para montar a composição e, principalmente, entender os conceitos da luz e da física nos reflexos dos diversos tipos de materiais. Diego fez a prática ao vivo com três exemplos básicos: culinária, bebidas e joias.



Drausio Tuzzolo encerrou o segundo dia do Estudio Evolution com uma palestra sobre a sua visão do mercado fotográfico no Brasil. Ele dividiu com a plateia dicas, inspirações e reflexões sobre a dedicação diária para se tornar um fotógrafo competente e reconhecido. Um ensaio sensual ao vivo demonstrou, na prática, as técnicas utilizadas por Drausio de direção e iluminação.