segunda-feira, 30 de março de 2015

Menina síria levanta as mãos ao confundir câmera com arma

março 30, 2015 | por Resumo Fotográfico


A fotojornalista Nadia Abu Shaban compartilhou no Twitter a cena de uma menina, de apenas quatro anos, se "rendendo" a um fotógrafo ao confundir uma câmera fotográfica com uma arma.

A imagem já foi visualizada por mais de 11 milhões de pessoas na web. A autoria da imagem é desconhecida. O conflito na Síria já dura quatro anos. Ao todo, mais de 215 mil pessoas morreram por conta da guerra no país.

Atualizado em 31 de março de 2015

A imagem foi realizada em 2014 pelo o fotógrafo turco Osman Sağırlı no campo de refugiados de Atmeh na Síria. A criança é uma menina, Hudea, de 4 anos, que viajou ao campo – a cerca de 10 km da fronteira turca – com a mãe e dois irmãos, a 150 km da cidade deles, Hama. “Eu usei uma teleobjetiva e ela pensou que fosse uma arma”, disse Sağırlı em entrevista à BBC.

“Depois que eu tirei eu olhei e percebi que ela estava assustada, porque ela mordeu os lábios e levantou as mãos. Normalmente, crianças correm, escondem os rostos ou sorriem quando veem uma câmera”, disse.

A imagem foi publicada inicialmente no jornal Türkiye em Janeiro e foi amplamente compartilhada pelas redes sociais em turco, mas só na semana passada tornou-se viral em mídias na língua inglesa.