quinta-feira, 9 de abril de 2015

São João del-Rei recebe palestra de Rogério Arruda

abril 09, 2015 | por Resumo Fotográfico



Com apoio da Prefeitura de São João del-Rei e UFSJ, o Centro Cultural da UFSJ recebe nesta sexta-feira (10), às 19h a palestra "O ofício da fotografia em Minas Gerais no século XIX, 1845-1900". Resultado de um projeto contemplado pelo XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, em 2012. Dos 45 premiados, somente quatro eram de Minas, entre eles Rogério Arruda, que é professor universitário e pesquisador da história da fotografia nos séculos XIX e XX. 

A palestra é fruto do livro que leva o mesmo nome, apresenta um panorama sobre a chegada e a expansão da fotografia nas cidades mineiras. Ele traz uma síntese sobre a atuação de cada fotógrafo, a partir das notícias e anúncios publicados na imprensa mineira do século XIX.

“A maioria dos fotógrafos transitava entre as cidades, era ambulante e praticava a denominada itinerância. Muitos eram estrangeiros ou provinham de cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Com o passar do tempo, os fotógrafos tenderam a se estabelecer definitivamente em algumas cidades. Assim, os mineiros aprenderam o ofício, mas continuaram a exercer a itinerância também no decorrer do século XX.” - explica o autor.

Trata-se de obra pioneira em Minas Gerais, inspirada em trabalhos semelhantes feitos por historiadores da fotografia no Brasil, como Boris Kossoy, autor do Dicionário histórico-fotográfico brasileiro, e Ricardo Mendes e Paulo Goulart, autores do Noticiário Geral da Photographia Paulistana.

O ofício da fotografia em Minas Gerais no século XIX, 1845-1900 expõe uma consolidação de dados que podem colaborar para a compreensão da história da fotografia em Minas e promover futuros desdobramentos.

O evento é gratuito e haverá sorteio de livros

SERVIÇO:

Palestra "O ofício da fotografia em Minas Gerais no século XIX, 1845-1900"
Data: 10 de abril, sexta-feira, às 19h
Local: Centro Cultural da UFSJ (Largo do Carmo)
Ingresso: Gratuito