sábado, 5 de dezembro de 2015

Tutorial: Como atualizar as câmeras Panasonic para utilizar a tecnologia pós-foco

dezembro 05, 2015 | por Rodrigo Jordy


Sou usuário de câmeras Panasonic há alguns anos e o processo de atualização de firmware sempre foi algo fácil e simples, o difícil era achar na página da fabricante como proceder e agora ficou um pouco pior porque a Panasonic abandonou o Brasil e desativou sua divisão de câmeras digitais por aqui. Resumindo: não há mais site nacional da Panasonic relativo a nada sobre câmeras e provavelmente nunca mais verão uma câmera Panasonic sendo vendida em lojas oficiais em território brasileiro. Toda e qualquer informação sobre câmeras desta marca precisam ser buscadas em sites estrangeiros.

Recentemente, a Panasonic liberou tecnologia de pós-foco para câmeras Lumix. No link para a página de downloads do site global da Panasonic, há 6 sessões diferentes de downloads, mas apenas as duas primeiras serão levadas em conta aqui. A primeira é sobre as câmeras mirrorless e a segunda é sobre as compactas, vou falar primeiro sobre a parte de compactas que possui a FZ300 (ou FZ330 na Europa) como câmera elegível para tecnologia pós-foco:
  1. Na lista Compact Camera, clique em Firmware update service, ao lado do nome DMC-FZ300/FZ330
  2. Aceite os termos de licença no final da página
  3. Crie uma pasta em seu computador com o nome que desejar
  4. Clique no botão referente à sua câmera e seu sistema operacional e salve o arquivo executável na pasta recém-criada
  5. Dê um duplo clique no executável e extraia o arquivo .bin dentro da pasta
  6. Copie o arquivo .bin para o diretório raiz de um cartão de memória formatado (não coloque o arquivo executável em hipótese alguma)
  7. Cerifique-se de que sua câmera está com a bateria totalmente carregada e insira o cartão com ela desligada (tem que estar em 100%)
  8. Ligue a câmera e coloque-a no modo de playback, irá surgir a seguinte imagem no monitor LCD:
  9. Selecione Yes através do cursor e do botão MENU/SET, a atualização irá iniciar e você verá a seguinte tela:
  10. Ao final do processo a câmera irá se desligar e ligar sozinha. Confira no menu se o firmware foi atualizado para a versão 2.0, então desligue a câmera e tire o cartão de memória (este cartão deverá ser formatado novamente na câmera se quiser utilizá-lo para fotografar)
Se você for usuário das câmeras G7 (G70 se for o modelo europeu) e GX8, o processo é o seguinte:
  1. Na lista system Camera há um link comum a todas elas escrito Firmware update service, clique nele
  2. Aceite os termos de licença no final da página
  3. Você é direcionado a uma lista com todas as atualizações disponíveis para câmeras e lentes do sistema mirrorless da Panasonic, clique no botão referente à sua câmera
  4. Abrirá uma tela pop-up com os botões referentes referentes à sua câmera e seu sistema operacional
  5. Repita os passos de 3 a 8 acima, surgirá esta tela:
  6. Pressione o botão UP para selecionar Yes e o botão MENU/SET para confirmar, o processo de atualização terá seu início
  7. Repita o passo 10 do processo anterior
Apesar de o processo parecer longo, todos os passos são bastante rápidos e a atualização propriamente dita dura cerca de 1 minuto na FZ300 e de 2 a 3 minutos nas duas mirrorless. Após isso é só colocar um cartão de memória formatado pela própria câmera e começar a aproveitar a nova tecnologia de pós-foco.