terça-feira, 14 de junho de 2016

Fotógrafo registra a beleza caótica das ondas

junho 14, 2016 | por Adriana Prado

O australiano Luke Shadbolt perseguiu as ondas mais violentas do mundo para criar a série “Maelstrom” 



Nos últimos cinco anos, o australiano Luke Shadbolt tirou fotos subaquáticas e de surfe para clientes comerciais e editoriais enquanto procurava ondas perfeitas. Entretanto, em 2015, decidiu mudar de foco em busca das ondas mais violentas que pudesse encontrar. Resultado: sua extraordinária série “Maelstrom”.

O termo “maelstrom” faz referência a um violento redemoinho, mas também pode ser usado para descrever um estado de caos ou desordem. O conceito da série foi inspirado em uma foto capturada por Shadbolt no Rio de Janeiro em 2013. Na foto, o surfista Renan Faccini ergue os braços acima da cabeça no momento em que uma onda gigantesca explode na frente dele. Shadbolt interpreta a imagem com duplo sentido, que ele afirma ser um tema em “Maelstrom”.

Por um lado, Shadbolt acredita que Faccini parece celebrar a força do oceano. Por outro lado, ele interpreta os braços erguidos de Faccini como um ato de manipulação ou feitiçaria, representando o desejo da humanidade de controlar a natureza. Interessado nos dois conceitos de criação e destruição, Shadbolt partiu para documentar a natureza caótica do oceano.

Com bastante experiência na captura de situações turbulentas, Shadbolt contou à revista Time que essas ondas ondas têm o poder de “literalmente despedaçar pessoas”. “Ainda não faz muito sentido para mim, e é resultado de uma vida inteira dedicada ao surfe… É realmente um dos momentos mais caóticos do oceano que se pode presenciar.”




   





Fonte: Time
Publicado em: