quinta-feira, 18 de maio de 2017

Os 10 Mandamentos do Retoque

maio 18, 2017 | por Resumo Fotográfico

Especializado em fotografia de retrato, moda e beleza, o norte-americano David Justice publicou um artigo no site PetaPixel onde descreve os 10 Mandamentos do Retoque:


Há algumas coisas na vida que são regras universais que todos nós devemos seguir - coisas como não trair sua esposa, não matar ninguém e não roubar. Fácil, certo? E se a vida tem dez mandamentos que são coisas óbvias para não fazer, retocar deve tê-los também.

I. Não desfocarás a pele


Você perde muito detalhe quando desfoca a pele. Pode não ser visível na tela de um smartphone, mas quando estas fotos são impressas ou mesmo visualizadas em um monitor, é possível realmente ver a diferença e a falta de detalhe.

Esta é apenas uma técnica pobre de retoque. Quando você está apenas começando, é compreensível. Mas assim que você progride e começa a fazer mais, você deve prender as técnicas adequadas ou contratar um retocador para os seus trabalhos.

II. Não editarás em uma única camada


Isto permite que você edite com mais eficiência e lhe dá a capacidade de voltar atrás sem prejudicar outras edições.

A edição destrutiva não é boa. Isso torna mais difícil quando você comete um erro e precisa voltar. É como fazer um jogo de palavras cruzadas com caneta, é possível, mas não significa que você deve. E isso não faz você parecer legal.

Edição em camadas torna mais difícil no momento, mas ser capaz de isolar diferentes porções de edição permite que você fique organizado quando você voltar e precisa corrigir as coisas. É difícil adquirir o hábito de fazer. Às vezes eu esqueço de abrir acidentalmente uma nova camada para edições, mas é algo que faz para retocar melhor e organizadamente.

III. Não iluminarás os brancos dos olhos


Embora você possa ver a cor em seus olhos à direita, o brilho do branco nos olhos é muito antinatural.

Existe a maneira correta de editar os olhos, e há o caminho errado. O jeito certo: Fique dentro das pupilas e apenas aumente a cor um pouco. O jeito errado: Ilumine tudo dentro das pálpebras.

Se você quiser ler sobre maneiras mais naturais para retocar os olhos, aqui está uma ótima leitura sobre a compreensão dos olhos e como retocá-los.

IV. Calibrarás seu monitor a cada poucos meses


Os monitores são inconstantes. Quanto mais eles estão ligados, mais eles estão sendo usados, a cor deles é costuma mudar.

Dependendo de quantas vezes você usa seu monitor, você pode estar vendo cores muito diferentes da última vez que você calibrou (se você já calibrou). É por isso que os sistemas de calibração pedem que você calibre de poucos em poucos meses. É apenas uma daquelas coisas que você tem que fazer como ir ao dentista a cada 6 meses.

V. Respeitarás o tipo de corpo do seu modelo


Se uma mulher é um tamanho 9, não faça como se ela fosse tamanho 2. Fácil assim. Uma coisa é você fotografar moda e os vestidos estão um pouco apertado demais. Outra coisa é fazes a bunda e seios expandirem como o coração do Grinch no dia de Natal.

VI. Deixarás transições suaves de destaques a sombras


A luz cai no rosto de uma certa maneira. Claro que há uma diferença entre softbox e beauty dish, mas as transições não devem ser incrivelmente nítidas. Elas têm uma gradação entre elas. Quando você está esquivando e queimando, você deve tentar manter a maior parte da gradação natural que você pode.

Obviamente, isso serve para um retoque mais natural e não peças de arte onde você está procurando este tipo de look.

VII. Editarás cada foto em uma série consistentemente


Estas fotos são da mesma série, não devem ter uma aparência similar? A esquerda parece uma foto mais natural, enquanto a da direita parece que um filtro ruim foi colocado sobre ela. Essas duas fotos não combinam mais.

Se você olhar para as duas imagens do mesmo conjunto, elas têm exatamente o mesmo brilho? Tiveram os mesmos defeitos removidos? O fundo tem a mesma aparência/cor nelas?

Consistência de foto para foto é uma habilidade aprendida, mas é provavelmente uma das habilidades mais importantes. Se você comprou duas cadeiras da Ikea, você gostaria que fossem exatamente a mesma. Você não quer que um seja um pouco mais escura e tenha uma perna mais curto do que o resto.

VIII. Não serás pão-duro e comprarás o Adobe Creative Cloud Suite


US$ 10 por mês. Vamos. Se você usa alternativas gratuitas tudo bem, mas não há nenhuma razão para roubar o Photoshop ou Lightroom. E se você é um estudante universitário, você pode obter o plano de fotografia ou o plano completo ainda mais barato.

IX. Você não deve usar demais a ferramenta de nitidez


Um grande indicador para isto é o cabelo. Você vai notar que o cabelo fica um pouco "espigado" em fotos com a nitidez acima do ideal.

É como se você estivesse cozinhando. Se você fizer um teste de sabor e achar que precisa de um pouco de sal, você não basta despejar sal na refeição inteira... você adiciona uma pitada. Um pouco vai um longo caminho. Está aqui um guia rápido para ter melhor nitidez. E se a sua imagem é apenas realmente embaçada, não há muito que você pode fazer para corrigir isso.

X. Não esperarás para corrigir na pós-produção

Cabelo no ombro do modelo? Não espere para corrigir isso na pós. Se é algo que você pode corrigir no momento, faça isso. Você não deve esperar até que esteja em casa e perceba que não é tão bom quanto pensa que é. Retocar é uma forma de arte e deve ser respeitado, assim como a fotografia. Você não pode apenas tirar uma foto de qualquer situação e torná-la perfeita. Algumas coisas não são corrigíveis.

Infelizmente eu não tenho um link para ficar melhor a este. Você só precisa prestar mais atenção durante o ensaio. Sempre tente prestar atenção a certos detalhes durante o ensaio.

Onde está o cabelo caindo no modelo? Há algo fora de lugar? Sua camisa está arrumada? Apenas algumas coisas que eu gosto de tentar pensar durante as fotos.


Sobre o autor: David Justice é um fotógrafo de retratos, moda e beleza, baseado em New Britain, EUA. As opiniões neste artigo são apenas as de seu autor. Para ver mais do trabalho de David, visite seu site ou siga-o no Instagram. Este artigo também foi publicado aqui.

Fonte: PetaPixel
Publicado em: