sábado, 6 de maio de 2017

Pesquisa aponta que selfies revelam traços da personalidade

maio 06, 2017 | por Resumo Fotográfico

Cientistas afirmam que é possível identificar os níveis de neuroticismo, afabilidade, consciência e abertura das pessoas através dos autorretratos


iStock by Getty Images
Segundo pesquisadores da Universidade Tecnológica Nanyang, Singapura, foi comprovado que é possível detectar traços inimagináveis da personalidade das pessoas através do autorretrato.

A pose, o cenário, o ângulo, o filtro, a expressão facial – tudo pode revelar aspectos do seu caráter como neuroticismo, afabilidade, consciência e abertura. Psicólogos definem afabilidade como a tendência em ser cooperativo e ter compaixão, enquanto a consciência seria a tendência em ser organizado e disciplinado. Neuroticismo mostra aqueles que experienciam emoções desagradáveis como ansiedade e raiva, revelando uma medida para estabilidade emocional, enquanto a abertura revela a vontade da pessoa em testar coisas novas, ser curiosa e criativa.

Na pesquisa, foram avaliados mais de 600 usuários da rede social Weibo (um fenômeno similar ao Twitter para os chineses), que responderam um questionário detalhado e tiveram suas fotos estudadas pelos cientistas.

Os experts descobriram que, tirar uma selfie com o celular posicionado abaixo do rosto, sugere afabilidade e simpatia. Quanto ao cenário da foto, descobriu-se que pessoas mais conscientes (organizadas e disciplinadas) tendem a tirar fotos em lugares públicos ao invés de revelar espaços privados, como no quarto ou no banheiro de casa. "Isso mostra que eles se preocupam em não mostrar detalhes de sua vida pessoal", conta um dos cientistas.

A expressão facial conhecida popularmente como duck face foi relacionada diretamente com neuroticismo, tendência para experimentar emoções negativas, como raiva, ansiedade ou depressão. Finalmente, aqueles que sorriem em selfies – mesmo que só um pouco – foram identificados como mais abertos e positivos emocionalmente.

Fonte: Vogue