quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Fotógrafo revela o "avesso" dos monumentos famosos

outubro 12, 2017 | por Gabriela Brina

Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil

Faça uma busca pelos marcos mais famosos do mundo, e você encontrará um fluxo interminável de fotos capturadas por turistas de todos os tipos de ângulos. Mas as fotos que você encontrará provavelmente não se parecem com as imagens do fotógrafo Oliver Curtis. Para seu projeto "Volte-face", Curtis visitou icônicos pontos de referência e apontou sua câmera na direção oposta.

O projeto surgiu em 2012, quando Curtis estava visitando as Pirâmides de Gizé. Ao se virar, percebeu que nunca tinha visto o "lado oculto" desse lugar tão conhecido. Desde então, ele tem documentado esses pontos de vista em um projeto próprio. Falando sobre sua primeira visita as pirâmides, Oliver conta:

"Depois de caminhar ao redor da base do túmulo, encontrei-me olhando para trás na direção em que cheguei, com a pirâmide atrás de mim. Intersecando o horizonte sob um véu de poluição atmosférica, estava a cidade de Gizé. Imediatamente na minha frente e abaixo meus pés, a areia do deserto estava adornada com uma variedade de detritos humanos, lixo, pedaços de metal enferrujado e um sacola rasgada. Então, no meio do caminho eu vi um campo de golfe recém-construído, seu campo era um verde intenso sob o sol do fim da manhã. Eu encontrei este sanduíche visual de cores, texturas e formas contrastantes, intrigante, não simplesmente pela foto que consegui, mas também pela estranheza da minha posição, em uma das grandes maravilhas do mundo de frente para o caminho oposto."

Taj Mahal, Agra, Índia

Pirâmide de Sol, Teotihuacan, México

Estátua da Liberdade, Nova York, Estados Unidos

Casa Branca, Washington, Estados Unidos

Palácio de Reichstag, Berlim, Alemanha

Mona Lisa, Museu do Louvre, Paris, França

Stonehenge, Wiltshire, Inglaterra

Muro das Lamentações, Jerusalém, Israel

Mausoléu de Mao Tsé-Tung, Pequim, China

Mausoléu de Lenin, Moscou, Rússia

Coliseu, Roma, Itália

Muralha da China, Pequim, China

Palácio de Buckingham, Londres, Inglaterra

Fontes: PetaPixel, Creative Boom