sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Galeria Utópica inaugura "Luz Vermelha", de Wagner Almeida

outubro 20, 2017 | por Resumo Fotográfico


Neste sábado (21), a galeria Utópica inaugura "Luz Vermelha", primeira exposição individual do fotógrafo paraense Wagner Almeida em São Paulo. Composta por 33 imagens escolhidas pelo curador Diógenes Moura, sendo algumas delas parte do ensaio de mesmo nome ganhador do segundo lugar da 15ª edição do Prêmio Fundação Conrado Wessel de 2017. A mostra fica em cartaz até 20 de dezembro.

Fotógrafo de uma guerra não declarada, ao contrário da maioria dos profissionais que atuam nessa área, Wagner não tem que se deslocar através dos oceanos por milhares de quilômetros para fazer suas fotos, basta sair da redação do jornal para atender alguma ocorrência policial, muitas vezes perto de um dos bairros onde morou. O fotógrafo está atrás da câmera, mas poderia muito bem estar na frente - e isso faz com que a delicadeza, o respeito e a potência com a qual retrata a realidade que o cerca seja mais clara, honesta, colocando-nos frente a frente com a nossa natureza.

Wagner Almeida vive em Belém e trabalha durante a madrugada até quase o dia raiar fotografando homicídios em toda a região central e nos bairros afastados da cidade. Sua fotografia é um retrato cruel da violência que vem devastando as capitais brasileiras. Com absoluto domínio sobre a realidade do que está diante dos seus olhos, o fotógrafo “enxerga” cada homicídio não como um fato isolado, documental, mas sim como uma sequência, como séries que diariamente vão construindo um discurso que possa ultrapassar a dor, a perda.

Wagner Almeida começou a fotografar homicídios em 2008, para o jornal Diário do Pará. Primeiro como repórter fotográfico. Com o passar do tempo descobriu que o que tinha pela frente era um precioso exercício autoral. Tendo acesso aos lugares mais perigosos da cidade, podendo caminhar à vontade, no olho do furacão, registrando coisas que lhe chamavam a atenção.

SERVIÇO

Exposição "Luz Vermelha", de Wagner Almeida
Abertura: 21 de outubro de 2017, de 11h às 17h
Período: de 23 de outubro a 20 de dezembro de 2017
Horário: de terça a sexta, de 11h às 19h e aos sábados de 11h às 17h
Local: Galeria Utópica - Rua Rodésia, 26, São Paulo/SP
Informações: (11) 3037-7349 | www.utopica.photography