sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Exposição "Itàn - narrativas do corpo negro"

dezembro 08, 2017 | por Resumo Fotográfico


Estreia neste sábado (9), no Rio de Janeiro, a exposição "Itàn - narrativas do corpo negro", do fotógrafo Leandro Cunha. A mostra reúne uma série de fotografias em longa exposição em um ensaio que remonta, a partir de 30 corpos negros, histórias ancestrais dos orixás do candomblé.

Ìtàn, palavra nagô, designa o conjunto de mitos, canções, histórias e recitações da cultura Iorubá que circula há milênios no continente africano. Na diáspora afro-brasileira, os Ìtàn são transmitidos através da tradição oral dentro das expressões religiosas ligadas à matriz africana.

As 34 fotografias apontam de forma altamente poética para um processo de imersão intenso que se deu entre o fotógrafo Leandro Cunha, os diretores de movimento Valéria Monã e Elton Sacramento e 30 performers negros. Todos atuantes no cenário cultural-artístico carioca.

Dessa forma, a exposição exprime a ancestralidade de mulheres e homens negros, preservada pela tradição no candomblé. A apresentação das corporeidades desses indivíduos propicia um maior conhecimento e valoriza a cultura de matriz africana permeada pela espiritualidade, ciências, mitos, oralidade, entre outros.

SERVIÇO

Exposição "Itàn - narrativas do corpo negro"
Abertura: 9 de dezembro, às 12h
Período: de 9 de dezembro de 2017 a 13 de março de 2018
Horário: de terça-feira a domingo, de 10h às 18h
Local: Centro Cultural José Bonifácio - Rua Pedro Ernesto, 80, Rio de Janeiro