quarta-feira, 23 de maio de 2018

Exposição apresenta imagens de projeto de apoio para mães e familiares de pessoas com deficiência

maio 23, 2018 | por Resumo Fotográfico

Amauri e Maurício (pai e filho) | Foto: Leo Salo

Idealizado pela psicopedagoga Norma Maria, o Projeto Marias surgiu em Manguinhos (Zona Norte do Rio de Janeiro) com o objetivo de trazer informação para as famílias onde há pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais, buscando melhorias no acesso às áreas de educação e saúde, ao mercado de trabalho e a outros aspectos de cidadania já garantidos por lei.

O Projeto Marias compõe uma rede de apoio para mães e familiares, e atualmente também oferece atividades de reforço escolar para crianças com dificuldade de aprendizagem. As ações do projeto contam com participantes de outros locais do Rio de Janeiro, não se restringindo os moradores de Manguinhos.

Parte da potência deste trabalho pode ser conhecida nas fotografias de Jeferson Mendonça (COC/Fiocruz) e Leo Salo (ICICT/Fiocruz), que desde 2016 produzem imagens de ações desenvolvidas pelo Projeto Marias. A mostra fotográfica será na Fundação Oswaldo Cruz (Centro de Recepção do Museu da Vida) e ficará em cartaz do dia 24/05 ao dia 16/06.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a ASFOC-SN, o Museu da Vida, o Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz e o Coletivo Experimentalismo Brabo.

Para Alcimar Batista, diretor administrativo do Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (ASFOC-SN), a parceira com o Projeto Marias é motivo de grande satisfação para a entidade: "apoiar o Projeto Marias é a mais pura expressão do comprometimento da Asfoc com o território, integrando as bandeiras da saúde pública e do direito da população com o movimento sindical."

Norma Maria e Kevyn Johnson (mãe e filho) | Foto: Jeferson Mendonça

SERVIÇO

Exposição fotográfica sobre o Projeto Marias
Data: de 24 de maio a 6 de junho de 2018
Horário: de 9h às 17h
Local: Fiocruz - Centro de Recepção do Museu da Vida – Avenida Brasil, 4365, Rio de Janeiro/RJ