quarta-feira, 6 de junho de 2018

6 dicas importantes para criar um site de fotografia

junho 06, 2018 | por Resumo Fotográfico


Quem entende e trabalha com fotografia, ou até mesmo aqueles que almejam aprender e trabalhar nesse segmento pode descobrir como criar um site por meio dessa atividade.

O trabalho com fotografia, de uma forma geral, envolve uma série de conhecimentos específicos que envolvem noções básicas de enquadramento, manuseio de equipamento e o aproveitamento da luz ambiente.

Além de um bom equipamento e desses conhecimentos, o fotógrafo pode atuar efetuando registros fotográficos de casamentos, aniversários e de outros eventos importantes.

Para um fotógrafo ter o seu serviço devidamente reconhecido é necessário preparar um bom portfólio e contar com um bom meio de divulgação. Para tal situação a utilização de um site é muito importante.

Vale salientar que há a possibilidade de lucro também por meio da venda de fotos para bancos de dados na Internet. A foto de uma bela paisagem turística em uma praia, por exemplo, pode ser vendida a uma agência de viagens.

A foto de evento esportivo pode também ser de interesse de um site voltado para o assunto em questão. Enfim, o trabalho com fotografia pode resultar em lucros significativos.

A criação de um site de fotografia

Criar um site de fotografia implica em proceder da mesma maneira que utilizamos para criar qualquer outro tipo de site.

De certa forma, é necessário adotar um bom visual, escolher uma boa plataforma, uma confiável empresa de hospedagem de sites e, por fim, investir em uma ampla divulgação.

Por isso, quando o assunto é montar o seu site de fotografia, vale a pena estar a par das seguintes dicas:

1. Conte com uma boa plataforma

Hoje em dia existem boas alternativas de plataformas para sites e blogs, tanto gratuitas como pagas. Uma das mais utilizadas e recomendadas por quem atua com desenvolvimento web é o Wordpress, que apresenta uma série de recursos e plugins interessantes.

Há também outras plataformas, tais como o Joomla e o Wix. Por isso é válido pesquisar mais a fundo e ter uma noção bem clara a respeito das características e dos benefícios apresentados por cada uma.

2. Saiba quem é o seu público-alvo na fotografia

Se você é um fotógrafo que atua realizando registros de um tema específico, crie o seu site pensando no público desse tema em questão.

Sendo assim, um profissional especializado na realização de fotos de casamento, deverá adotar para o seu site um visual diferente do que um fotógrafo especializado em fotos de paisagens.

No caso de fotógrafos iniciantes que ainda estão se especializando em algum segmento determinado ou que atuam efetuando registros fotográficos em vários estilos, pode utilizar um visual mais neutro para o seu site.

A importância de saber bem qual é o seu nicho e o público correspondente, é que, dessa maneira, você poderá ter uma noção de como efetuar o seu trabalho de divulgação.


3. Evite o exagero

Ao criar um portfólio dos seus trabalhos fotográficos em seu site, mantenha as imagens disposta de maneira organizada, facilitando assim a vida dos seus clientes e até mesmo a sua.

Apele para a organização! De nada adianta expor uma infinidade de fotos desorganizadas.

Além disso, crie seções e links no seu site que facilitam o cliente na procura do seu material. Essa facilidade na hora de navegar já apresenta a credibilidade e a competência do seu serviço.

4. Facilite o contato

É importante, ao criar o seu site, deixar links onde os possíveis clientes tenham condições de entrar em contato com você e solicitar os seus serviços. Até mesmo contatos para os seus perfis nas redes sociais devem ser divulgados.

Lembre-se que é válido também ter uma página do seu trabalho em redes sociais como o Facebook e o Instagram. Isso amplia ainda mais a divulgação do seu trabalho.

5. SEO para fotógrafo

As técnicas de SEO apresentam uma enorme relevância para qualquer tipo de site. No caso de um site de fotografia, a situação não é diferente.

Dessa forma, graças a tais técnicas o seu site tem totais condições de ser encontrado nas primeiras páginas de busca no Google.

Por meio dessas técnicas, você vai utilizar as palavras-chave mais adequadas para que o seu site esteja sempre bem posicionado.

6. A hospedagem de sites ideal

Saber onde hospedar o seu site é muito importante, pois por meio de um bom serviço de hospedagem você tem condições de ter o seu site disponível 24 horas para os clientes, mesmo que ele mantenha um número elevado de acessos.

Com uma boa hospedagem o seu site não sofre com as indesejadas quedas e instantes fora do ar, que irritam os clientes e prejudicam o desempenho do seu trabalho.

Conclusão

Fotografia é arte e também é o registro de momentos importantes na vida das pessoas. Por isso, os profissionais dessa área sabem da importância que é ter um site para divulgar os seus serviços.

Além disso, as fotos são elementos importantes para diversos projetos web e estão presentes em quase tudo na Internet. Precisamos falar mais?!