quinta-feira, 21 de junho de 2018

Fotógrafo retrata mestres de yoga com técnica do século XIX

junho 21, 2018 | por Resumo Fotográfico


O fotógrafo norte-americano Francesco Mastalia decidiu retratar uma série de mestres de yoga para o livro Yoga: The Secret of Life, que foi lançado em outubro de 2017 pela PowerHouse Books. A publicação é um documentário fotográfico exuberante de 108 líderes de yoga que foram fotografados ao longo de um ano e meio.

Mastalia começou com a ideia de que os yogis, que se esticam e contorcem em várias posturas – a beleza, a graça e a força do corpo humano transformadas através de uma prática física rigorosa – seriam “lindos de se fotografar”. Mas para aqueles que praticam, não é apenas um regime de exercícios, mas uma jornada espiritual. É a chave para entender seu lugar no universo.

À medida que o fotógrafo começou a documentar essas pessoas, o livro “rapidamente transcendeu aos reinos espirituais da prática, uma vez que muitos dos yogis escolheram enfatizar a meditação, a devoção e sua conexão divina”. Enquanto muitos deles foram capturados fazendo posições, outros, incluindo alguns dos mais famosos, optaram por ser fotografados em repouso.


Para tentar capturar suas luzes interiores, Mastalia escolheu uma das mais antigas técnicas fotográficas, o processo de colódio úmido, usando uma câmera de madeira de grande formato, lentes antigas de latão e placas de vidro. É um trabalho que requer que cada passo seja realizado à mão, com produtos químicos sensíveis à luz, temperatura e umidade, e de características voláteis.

“Todas essas variáveis ​​mudam sempre que você fotografa”, disse Mastalia. “É um processo ao vivo, e as coisas são sempre diferentes. Ao ar livre, a natureza desempenha um papel crítico e não pode ser controlada. Eu abraço tudo. É um lugar onde um mundo conhecido e desconhecido se juntam. O processo sempre ensina algo.”

Em “Yoga: The Secret of Life”, os fundos desfocados, a luz dançante e as sombras emprestam aos retratos uma qualidade etérea, como se estivessem refletindo a energia dos próprios sujeitos. Talvez tão poderosos quanto os retratos sejam as histórias dos yogis, que, para cada um, descrevem o papel da disciplina na auto descoberta e na iluminação.
















via iPhoto