quinta-feira, 4 de abril de 2019

Ateliê da Imagem apresenta a exposição “Quartos de Hotel”

abril 04, 2019 | por Resumo Fotográfico

Desde sua fundação, em 1999, o Ateliê da Imagem vem se consolidando como uma das principais referências brasileiras no ensino, produção e pensamento sobre a fotografia e a imagem contemporânea.

Celebrando seu aniversário de 20 anos, o Ateliê da Imagem apresenta a exposição “Quartos de Hotel”, de Joaquim Paiva, um dos mais importantes fotógrafos brasileiros.

“Quartos de hotel” surgiu da ideia de mostrar uma seleção de amplo conjunto de fotografias que o artista vem fazendo ao longo do tempo, em suas inúmeras viagens pelo Brasil e o mundo. A mostra é composta por 75 fotografias a cores e algumas em preto e branco, a maioria delas realizadas entre 2000 e 2010 e estão organizadas em séries de duas a cinco imagens principalmente.

Por que quartos de hotel? Segundo Joaquim Paiva, “pelo prazer de estar fora de sua “casa”, solto, precário, de passagem. Em um hotel, parece que nos sentimos mais livres, mesmo que a trabalho, fora do lar, em outra cidade. As raízes, longe, se encontram em casa - no refúgio “permanente”. Por isto o hotel é normalmente um lugar de curiosidade, descoberta, abrigo, repouso, intimidade, fuga da rotina, sempre temporário. Quantos sonhos, decisões profissionais, prazeres e incertezas vivemos dentro de um quarto de hotel? ¨. Para o artista, esta exposição tem um caráter mais de sensação do que de realismo e de documentação.

SERVIÇO

Exposição “Quartos de Hotel”, de Joaquim Paiva
Data: de 5 de abril a 1 de junho de 2019
Horário: de segunda a sexta de 10h às 21h e aos sábados de 10h às 16h
Informações: www.ateliedaimagem.com.br