terça-feira, 26 de novembro de 2019

Ensaio: “Simbiose” de Wander Rocha

novembro 26, 2019 | por Resumo Fotográfico


Etimologicamente, simbiose pode ser definida como uma associação a longo prazo entre dois organismos, de espécies diferentes, que podem se beneficiar com essa relação ou não. Foi pensando nesse conceito que o fotógrafo Wander Rocha resolveu elaborar o projeto “Simbiose”. Tornar uno duas espécies que, vitalmente, dependem um do outro. Porém um deles, o homem, depreda e mutila o meio-ambiente tão importante para sua sobrevivência.
“Minha principal intenção ao gerar as imagens é transformar essas duas espécies em uma só. Demonstrar através de representações que a vida humana não pode caminhar sozinha. Todos os seres são importantes nesta caminhada de forma que não haja um desequilíbrio e, consequentemente, o fim da vida terrena.”
“Implicitamente, fora a beleza, a utilização de retratos de personagens negros - concomitantemente com elementos da natureza - é uma forma de provocar e levar à reflexão do público sobre duas bandeiras que não podem ser deixadas de lado, principalmente no nosso atual momento político: o preconceito racial, tão camufladamente negado por boa parte da população brasileira, e a depredação ambiental devido a ambições mercadológicas.”








Sobre o fotógrafo

Wander Rocha, 51 anos, natural do Rio de Janeiro, residente na cidade de Niterói, casado, dois filhos é empreendedor, fotógrafo, palestrante, professor e ativista cultural. Autodidata, lapidou seus conhecimentos nos bancos da Sociedade Fluminense de Fotografia, uma das mais antigas e respeitadas instituições de ensino fotográfico do Brasil. Fotógrafo independente há mais de 20 anos, há 6 ministra cursos e palestras na área. Especialista em fotos de natureza, street e documental.

Possui trabalhos publicados em sites, livros, jornais e revistas especializadas, com destaque para as revistas National Geographic Brasil, Fotografe Melhor e Veja Rio, site do IPHAN e da Prefeitura de Niterói, jornais O Globo, Extra, O Fluminense, Gazeta e O São Gonçalo, dentre outros.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Wander, acesse seu site ou Instagram.