sábado, 8 de agosto de 2020

Exposição “Ecolines”, de Maureen Bisilliat

agosto 08, 2020 | por Resumo Fotográfico


Segue em cartaz na Galeria Marcelo Guarnieri, na cidade de São Paulo, a exposição “Ecolines”, de Maureen Bisilliat, fotógrafa inglesa radicada no Brasil. A mostra reúne obras das séries “Ecolines” (1960-2020) e “Sertões” (1960- 2020) e fica em cartaz até 3 de outubro de 2020.

Na série “Ecolines”, Bisilliat apresenta fotografias feitas na década de 1960 em viagens pelo Brasil posteriormente modificadas por intervenções feitas com a tinta Ecoline. O processo consistia em ampliar as fotografias em preto e branco e “tintá-las” através de um método intuitivo, retomando a prática de pintura que desenvolvia em suas aulas no Arts Students League, durante a década de 1950 em Nova York. As fotografias, que ficaram em pausa durante sessenta anos nos arquivos da artista, foram reencontradas no último ano e passaram por uma série de processos antes de se apresentarem como se vêem na exposição. Elas foram digitalizadas, impressas em tamanho reduzido, fotografadas novamente e finalmente impressas em uma escala maior à que originalmente havia sido ampliada.

Essas “tintagens” e “refotografias” acabam produzindo ambiguidades na estrutura da imagem enquanto tal: entre os elementos da composição – pelo jogo de luz e cores –, assim como entre o limite da imagem como superfície e como objeto, remetendo à materialidade da fotografia analógica. Para Bisilliat, tais processos, posteriores ao registro fotográfico, constituem um momento particular de reflexão e construção do trabalho, onde se entrecruzam temporalidades múltiplas: “o instante da foto / o tempo do acontecer / a memória do fato / a reinvenção da imagem / os processos editoriais / o cotidiano / o originário / o sem fim...”. Todos esses processos, incluindo a composição dos conjuntos durante a montagem, contaram com o envolvimento de diversas pessoas, que com saberes e maneiras distintas de atuação, foram de fundamental importância para dar origem à nova forma de vida dessas imagens.

A série “Sertões” é composta por fotografias feitas entre os anos de 1967 e 1972 em aldeias e lugares santos dos municípios de Canindé, Juazeiro do Norte e Bom Jesus da Lapa, nos estados do Ceará e da Bahia e contou com o incentivo de uma Bolsa do Guggenheim. Algumas das imagens dessa série deram origem à publicação “Sertões: Luz & Trevas”, de 1982, que combina trechos do clássico “Os sertões” de Euclides da Cunha aos seus registros fotográficos, produzindo diálogos, justaposições e dissonâncias. Os conjuntos apresentados na exposição misturam fotografias em cores e em preto e branco modificadas por intervenções de cor.

SERVIÇO

Exposição “Ecolines”, de Maureen Bisilliat
Período: até 3 de outubro de 2020
Horário: de segunda a sábado, de 10h às 16h (mediante agendamento)
Local: Galeria Marcelo Guarnieri – Alameda Lorena, 1835, São Paulo/SP
Informações: (11) 3063 5410 | www.galeriamarceloguarnieri.com.br