quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Convocatória para publicação de fotolivro

setembro 17, 2020 | por Adriana Vianna

Les Rencontres de la Photographie oferece prêmio para apoiar a publicação de um fotolivro fictício - A inscrição é gratuita e está aberta até 26 de setembro


"Phénomènes", de Marina Gadonneix (Luma Dummy Book Award 2018)

Desde 2015 o festival Les Rencontres de la Photographie Arles oferece o prêmio Luma Rencontres Dummy Book Award para apoiar a publicação de um fotolivro fictício. A edição de 2020 ainda está com inscrição aberta para fotógrafos e artistas que produzem com fotografia. Serão selecionados 25 autores e o premiado será anunciado durante o Paris Photo, receberá 3 mil euros e a publicação do livro num orçamento de até 25 mil euros com o apoio da Fundação Luma, patrocinadora do prêmio. A atenção especial está voltada para as formas experimentais e inovadoras do projeto, a qualidade editorial e a viabilidade técnica em publicação tradicional de livro. A inscrição deverá ser feita nas duas modalidades: pelo e-Mail e pelo Correio. Todos os 25 selecionados serão apresentados pelo próprio festival no site oficial e nas redes sociais em formato digital. 

Outros critérios do Edital: A inscrição só vale para trabalhos que já foram apresentados em grupos, exposições individuais ou em publicações que lhes deram reconhecimento nacional ou internacional. O projeto gráfico pode ser individual ou coletivo com apenas uma inscrição assumindo todos os direitos legais da obra. O livro deve ser original, nunca ter sido publicado e nunca ter recebido qualquer compromisso de publicação por editoras, deve ser enviado o mais próximo possível da versão final. A inscrição pode ser feita em língua inglesa ou francesa, mas o livro deve ser encaminhado no idioma de origem. O envio pelo Correio (Sedex, FedEx, UPS, DHL, etc. com qualquer modo de rastreio) deve conter uma cópia impressa do livro junto com os formulários de inscrição; breve descrição e abordagem artística; pequena biografia e currículo detalhado. Serão aceitos os projetos autopublicados que não tem um número de ISBN e ainda não foram distribuídos.

Rencontres d'Arles é um festival anual de fotografias fundado em 1970 pelo fotógrafo de Arles Lucian Clerge, o escritor Michel Tournier, e o historiador Jean-Maurice Rouquette. O festival arlesiano tem contribuído efetivamente para o reconhecimento institucional da fotografia e a partir de um simples encontro de amantes da fotografia, tem se tornado, ao longo dos anos, um grande evento cultural. 

Les Rencontres de la Photographie Arles está no Facebook e no Instagram.