segunda-feira, 15 de março de 2021

Festival Photothings convoca fotógrafos de todo o Brasil

março 15, 2021 | por Resumo Fotográfico


“Its raining red people (and I feel good)”, de Maristela Colucci

O Festival Photothings está com convocatória aberta para fotógrafos de todo o país inscreverem seus ensaios. Com a proposta de estimular a produção fotográfica nacional e valorizar as diversas formas de inserir a imagem no cotidiano das pessoas, o festival é dedicado aos artistas visuais que tenham a fotografia como suporte para o seu trabalho. Idealizado pela curadora e pesquisadora de fotografia Marly Porto, a missão do evento é oferecer oportunidades para os artistas apresentarem seus trabalhos diretamente ao público.

“Photothings tem o objetivo de estimular a produção fotográfica autoral e oferecer a oportunidade para que novos talentos artísticos possam aparecer e contribuir para a cultura brasileira. Sem um tema curatorial pré-estabelecido, nossa intenção é delinear um panorama plural da fotografia autoral produzida por uma nova geração de artistas pouco conhecidos (ou sem espaço) no circuito artístico, representado por galerias e instituições. Esta é a nossa maior motivação: viabilizar através do Festival Photothings a aproximação entre autor, sua produção artística e o público que admira arte”, conta Marly.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através de formulário online, até 21 de março. Os ensaios devem conter de 6 a 12 imagens e precisam estabelecer um diálogo, criar uma narrativa, expressar o sentimento do candidato sobre o tema de sua escolha. O júri, formado por curadores e jornalistas, selecionará 20 ensaios que serão apresentados ao público por meio de uma exposição virtual. Entre os selecionados, 10 fotógrafos serão premiados com a produção de fotolivros autorais e uma caixa portfólio contendo ampliações fotográficas de seu ensaio.

Confira a programação no site e acompanhe as redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.