Neste artigo, apresento duas técnicas que proporcionam resultados interessantes para adicionar efeitos dinâmicos às fotografias:
Zooming
Consiste em girar o anel de zoom da objetiva ao mesmo tempo que o obturador permanece aberto, ou seja, apertar o botão ao mesmo tempo em que gira o anel de zoom com a outra mão.
Pode ser zooming OUT , quando a puxada é o de maior zoom para o menor, ou zooming IN, quando você aproxima a imagem rapidamente enquanto aperta o botão.
Não existe uma regra fixa para velocidade do obturador. O ideal é em baixas velocidades com a câmera parada, mas se for segurar a câmera na mão o ideal é velocidade mais alta para que o motivo central não fique desfocado. Pode-se usar também o flash para obter maior nitidez no motivo central da imagem. O flash congela o foco no motivo mesmo em baixa velocidade e o resto da imagem fica em movimento. É um pouco difícil já que mexer na objetiva e clicar ao mesmo tempo costuma desfocar a imagem. Mas, tudo é prática e paciência. Tente sempre fazer o clique logo após iniciar o zoom com o anel da objetiva para que você capture a imagem durante o movimento.
Essas técnicas de fotografia - panning, zooming e espiral - podem ser usadas em vários segmentos da fotografia apesar de não ser tão comum. A diferença é a estética. Cria-se imagens bonitas e diferenciadas. Movimento para fotos esportivas, distorções e brilhos para fotos sociais, fotojornalismo , fine art para quadros, abstrato, entre outros.
Os efeitos que essas técnicas proporcionam com luzes ao fundo são as mais interessantes.
Espiral - Giro no eixo