quarta-feira, 18 de maio de 2022

Técnicas Fotográficas: Zooming e Espiral

maio 18, 2022 | por Antonio Marin Jr

Neste artigo, apresento duas técnicas que proporcionam resultados interessantes para adicionar efeitos dinâmicos às fotografias:

Canon 80D - Tempo 1/13s no tripé -  Abertura f/10 - ISO 100 

Zooming

Zooming, ou "puxada de zooming", é um efeito na foto que dá uma sensação de movimento. Cria-se um efeito de riscos direcionados aos cantos da imagem.

Consiste em girar o anel de zoom da objetiva ao mesmo tempo que o obturador permanece aberto, ou seja, apertar o botão ao mesmo tempo em que gira o anel de zoom com a outra mão.

Pode ser zooming OUT , quando a puxada é o de maior zoom para o menor, ou zooming IN, quando você aproxima a imagem rapidamente enquanto aperta o botão.

Não existe uma regra fixa para velocidade do obturador. O ideal é em baixas velocidades com a câmera parada, mas se for segurar a câmera na mão o ideal é velocidade mais alta para que o motivo central não fique desfocado. Pode-se usar também o flash para obter maior nitidez no motivo central da imagem. O flash congela o foco no motivo mesmo em baixa velocidade e o resto da imagem fica em movimento. É um pouco difícil já que mexer na objetiva e clicar ao mesmo tempo costuma desfocar a imagem. Mas, tudo é prática e paciência. Tente sempre fazer o clique logo após iniciar o zoom com o anel da objetiva para que você capture a imagem durante o movimento.

Essas técnicas de fotografia - panning, zooming e espiral - podem ser usadas em vários segmentos da fotografia apesar de não ser tão comum. A diferença é a estética. Cria-se imagens bonitas e diferenciadas. Movimento para fotos esportivas, distorções e brilhos para fotos sociais, fotojornalismo , fine art para quadros, abstrato, entre outros.

Os efeitos que essas técnicas proporcionam com luzes ao fundo são as mais interessantes.

Abertura f/20 - 1/3 seg - ISO 100

Outro efeito interessante do zooming é a sensação de som. A impressão que dá nesse caso é a de um grito que ecoou.

Abertura f/5.6 - 1/40 seg  -  ISO 160

Abertura f/3.6  -  2 seg  -  ISO 250

Clarão do luar -  Abertura f/3.6  -  Exp 1 seg  - ISO 250

Abertura f/11 - Exp 1/10 seg - ISO 100

Espiral - Giro no eixo

Tudo o que foi escrito para o zooming aplica-se também nessa técnica. A diferença é que essa é mais difícil já que é necessário girar a câmera no próprio eixo enquanto faz o clique para dar um efeito espiral na imagem mantendo o motivo central em foco. Essa técnica é possível fazer em qualquer câmera e até em celulares já que não é necessário lentes intercambiáveis.

O mais difícil é manter o foco na hora de girar a câmera. No caso da Canon o ideal é colocar o foco em al servo nessa técnica e também em zooming e panning.
 
Canon 80D - Tempo 1/13 seg - ISO 100

Abertura f/8  -  Exp 1/13 seg  -  ISO 100

Abertura f/25 - Exp 1/20 seg - ISO 100