sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Breve história da fotografia

agosto 19, 2022 | por Cid Costa Neto

“Vista da janela”, considerada a primeira fotografia da história, registrada em 1826 por Joseph Nicéphore Niépce

A primeira fotografia que se tem conhecimento foi registrada em 1826 pelo inventor francês Joseph Nicéphore Niépce. A partir de sua descoberta e uma série de experimentos posteriores, o também inventor francês Louis Jacques Mandé Daguerre registrou em 1835 a primeira patente para um processo fotográfico: o daguerreótipo.

Desenvolvido por Daguerre e fabricado por Alphonse Giroux, o daguerreótipo foi o primeiro equipamento fotográfico produzido em escala comercial da história. A invenção foi apresentada publicamente na Academia Francesa de Ciências, em 19 de agosto de 1839 - o que levaria a data a ser conhecida posteriormente como Dia Mundial da Fotografia.

A captação de imagem era feita em uma placa de prata sensibilizada com vapor de iodo e uma exposição de cerca de 25 minutos. A imagem latente era revelada posteriormente com o uso do vapor de mercúrio e a fixação era feita com hipossulfito de sódio. O resultado era uma imagem detalhada, em positivo e em baixo relevo.

Embora a invenção de Daguerre tenha recebido destaque. O cientista britânico William Fox Talbot divulgou no mesmo ano os resultados de outro processo fotográfico que foi batizado de calótipo. Desenvolvido em paralelo com o daguerreótipo, o calótipo diferenciava-se por produzir uma imagem em negativo que era posteriormente positivada em cópia no papel.

A invenção da fotografia é o resultado do esforço de diferentes mentes, favoráveis condições econômicas, políticas e sociais, bem como critérios científicos e observações afortunadas. Assim como Talbot trabalhava na Inglaterra em paralelo com Daguerre na França, o inventor francês Hércule Florence também desenvolvia no Brasil as suas descobertas na área.

Mas foi apenas em 1888 que a fotografia ganhou popularidade, com o surgimento da marca Kodak, de George Eastman, que lançou a primeira câmera a utilizar filme de rolo. De pequeno porte e fácil operação, a câmera permitia que qualquer pessoa tirasse várias fotografias do cotidiano sem possuir conhecimento técnico na área.

Ao longo dos anos seguintes, o filme tornou-se praticamente o suporte universal para a maioria das câmeras fotográficas, variando as suas especificações como tamanho, cor e sensibilidade. O filme permaneceu a forma dominante de fotografia até o início do século 21, quando os avanços tecnológicos atraíram os praticantes para os formatos digitais.

Leia também: Cronologia das câmeras fotográficas