domingo, 26 de outubro de 2025

Bob Wolfenson é destaque do Festival Amparo em Foco

outubro 26, 2025 | por Resumo Fotográfico

Profissional reconhecido no Brasil e América Latina graças a trajetória marcante de mais de 50 anos participa de palestra e lança sua mais recente obra “Exteriores” durante festival de fotografia em Amparo/SP


Autorretrato de Bob Wolfenson

A presença do fotógrafo Bob Wolfenson é um dos destaques do 9ª edição do festival de fotografia Amparo em Foco. O profissional tem seu nome reconhecido no Brasil e América Latina graças à trajetória marcante de mais de 50 anos. O Amparo em Foco 2025 acontece entre os dias 5 e 9 de novembro, de quarta-feira a domingo, com exposições, oficinas, palestras, lançamentos de livros, passeios fotográficos e visitas guiadas.

Durante a passagem por Amparo, cidade sede do festival a 130km de São Paulo e a 68km de Campinas, na região turística conhecida como Circuito das Águas Paulista, Bob Wolfenson participa de uma palestra no sábado, dia 8 de outubro, às 19h30.

Logo em seguida, o conceituado fotógrafo lança o livro “Exteriores”. Sua mais recente obra propõe uma reflexão sobre o tempo, a memória e a solidão urbana. As duas atividades acontecem na sede do Cine Foto Clube, no centro de Amparo, e são abertas ao público sem a necessidade de inscrições antecipadas.

“Exteriores” é o resultado de mais de cinco décadas de viagens feitas por Bob Wolfenson pelo mundo. Em suas páginas é possível perceber a diversidade humana que revela corpos em movimento, expressões passageiras e instantes únicos flagrados nas ruas de diferentes cidades do planeta.

Sobre Bob Wolfenson

Bob Wolfenson, natural de São Paulo, iniciou a carreira aos 16 anos como assistente na Editora Abril, sob a direção de Chico Albuquerque. Depois passou atuar como freelancer com publicações em revistas técnicas na própria Editora Abril. Em 78 abriu seu primeiro estúdio e quatro anos depois mudou-se para Nova Iorque, onde trabalhou como assistente do fotógrafo Bill King.

Ao retornar ao Brasil, mudou o rumo da carreira e passou a fazer editoriais para diferentes revistas, como Vogue, Playboy e Elle. A exposição “Jardim da Luz”, em 1996, no Museu de Arte de São Paulo, o consagrou como fotógrafo. Bob Wolfenson também é conhecido por trabalhos e prêmios na área da moda.

Entre os prêmios destacam-se os de melhor fotógrafo de moda (2008-2009) e melhor fotógrafo de publicidade, outorgado pelo evento O Melhor da Fotografia no Brasil, que reúne apenas curadores, fotógrafos e pesquisadores da área. Bob Wolfenson ainda tem o primeiro prêmio da Fundação Conrado Wessel, com a melhor foto publicitária de 2003.

Em sua extensa carreira, o profissional fotografou centenas de personalidades, como Sônia Braga, Fernanda Montenegro, Gisele Bündchen, Vera Fischer, Naomi Campbell, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Jô Soares, Oscar Niemayer, entre outros.

Suas obras integram acervos de instituições importantes do Brasil e do exterior, como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), o Museu de Arte Moderna de São Paulo e a Galeria Nacional de Arte Zacheta em Varsóvia, na Polônia. Além disso, sua carreira é destacada por exposições marcantes, como Antifachada – Encadernação Dourada (2004), Retratos (2008), além da mostra que abriu caminho para o sucesso, Jardim da Luz, de 1996.

A programação completa do festival está disponível no site www.amparoemfoco.com.br.