sábado, 5 de março de 2011

Mapa interativo mostra "Guerra contra câmeras" nos EUA

março 05, 2011 | por Cid Costa Neto

Arte de Rui Ricardo / Fonte: Popular Mechanics
O blog Cop Block criou recentemente um mapa interativo no Google, que mostra uma "guerra contra câmeras" que estaria ocorrendo nos Estados Unidos nos ultimos anos.

No mapa, cada marcador representa um incidente em que alguém foi detido, ameaçado, agredido, autuado, multado ou até mesmo preso pelas autoridades locais, por usar uma câmera, seja para fotografar ou filmar em locais públicos. Em alguns casos, segundo o blog, as câmeras foram confiscadas e tiveram suas imagens destruidas.

Até o final de fevereiro desse ano, o mapa que inclui eventos que aconteceram desde 2007, já possuia 60 marcadores.

Em Julho do ano passado, o criador do blog Ademo Freeman e o colaborador Pete Eyre, foram detidos em Greenfield, Massachusetts,  por terem filmado policiais em atividade dentro do Presídio do Condado de Franklin. Ambos foram acusados de fazerem escuta ilegal e tiveram de passar a noite na cadeia. Segundo Ademo a prisão foi efetuada sem explicação.




  • Azul claro - indica que uma pessoa foi assediado por fotografar ou filmar, mas não foi usada força ou ação judicial contra o fotógrafo ou cinegrafista. O assédio inclui interferir incomodando-os com perguntas desnecessárias sobre por que eles estão tirando fotos ou filmando, detendo-os, usando ameaças, etc.
  • Azul - indica que a força foi utilizada contra alguém por fotografar ou filmar, mas nenhuma ação legal foi tomada contra o fotógrafo ou cinegrafista.  
  • Roxo - indica que as câmeras foram apreendidas, mas não foram feitas prisões ou acusações apresentadas contra o fotógrafo ou cinegrafista. 
  • Vermelho - indica que uma pessoa foi presa e/ou acusada criminalmente por fotografar ou filmar. 
  • Amarelo - indica que um agente do governo fez uso indevido de câmeras de propriedade pública ou que agentes do governo se recusaram a divulgar imagens quando era de interesse público a fazê-lo. 
  • Verde - indica um evento relacionado, mas que não se encaixa em nenhuma das outras categorias.

    Fonte: Cop Block