terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dúvida do leitor: Nikon L120 x Sony HX100 x Canon SX30

Atendendo solicitação da leitora Sherilin Chanes, uma comparação e breve explicação das diferenças que cercam estas 3 cameras.

"Olá, quero comprar uma maquina semi-profissional para aprender a mexer e fazer curso. Adoro fotos! Mas nunca mexi nessas semi-profissionais. As que mais gostei foram: Nikon L120, Sony HX100 e Canon SX300. Qual delas é melhor?"



Para começar, o termo "semiprofissional" é muito controverso e recomenda-se que seja evitado pois não há padronização na definição deste termo. Nem comerciantes, nem publicações sobre o assunto e nem fabricantes entram em consenso sobre o que seria uma câmera semiprofissional. Costumo usar os termos compactas automáticas e compactas avançadas (que possuem controles manuais).

A primeira eliminação já surge ao fazermos esta separação entre automáticas e avançadas pois, o assunto é mais abrangente do que uma simples comparação de câmeras: Se quer aprender e fazer curso, a Nikon L120 já é descartada por ser totalmente automática, não serve para aprendizado. Ficamos com as duas avançadas que são Sony HX100 e Canon SX30.

Com resolução menor (14MP x 16MP), a Canon SX30 possui menor nível de ruído e teoricamente terá melhor desempenho em altos ISOs e cenas com baixa luminosidade. Por ter maior zoom também vence tanto no quesito grande angular quanto tele: Sua lente vai de 24 a 840mm enquanto a Sony HX100 vai de 27 a 810mm. Outro fator importante em favor da SX30 é o seu sensor CCD que atualmente se comporta melhor em condições desfavoráveis de luz que o sensor CMOS da HX100. E finalizando os pontos fortes da Canon temos o monitor LCD totalmente articulável enquanto o da HX100 é apenas inclinável para cima; a lente Canon que com abertura f/2.7-5.8 é ligeiramente mais clara que a Carl Zeiss da Sony com abertura f/2.8-5.6; a bateria faz 370 fotos com LCD ligado contra 303 da concorrente; e a presença de sapata para flash externo na SX30, ausente na HX100.

A Sony HX100 se sai melhor na sensibilidade ISO que vai até 3200 enquanto na SX30 vai até 1600; o tempo de exposição dela é bem mais abrangente, varia entre 1/4000 e 30 segundos contra 1/3200 a 15 segundos da concorrente; o flash da Sony é bem melhor: Alcance de 12.7 metros contra 6.8 da SX30; e possui GPS embutido, ausente na SX30. Outras vantagens da Sony HX100 devido ao uso do sensor CMOS são os vídeos em Full HD (1920x1080) contra HD (1280x720) da SX30; e o modo contínuo já que a Sony HX100 pode fazer fotos em sequência com taxa de 10fps enquanto a concorrente só faz 0.6fps.

Como visto acima, a Canon SX30 se saiu melhor em 7 especificações e a Sony em 6 delas mas é preciso pesar o que é mais importante em uma câmera para cada usuário. Também vale ressaltar que, hoje já existem compactas avançadas nesse estilo superzoom de maior qualidade que estas duas e, principalmente, no quesito qualidade de imagem e aprendizado de funções manuais há uma categoria de compactas avançadas que possuem sensores maiores que nos dão qualidade superior de imagem em troca de um zoom menor, mas isso é assunto para uma outra postagem.


Tem alguma dúvida a respeito de equipamentos, técnicas ou conceitos relacionados à fotografia? Envie uma mensagem para contato@resumofotografico.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
COMUNICAR ERRO

9 comentários:

  1. Adorei! Quais outras compactas você indica?

    ResponderExcluir
  2. esse povo se maravilha com o tamanho e aspecto dessas câmeras... enquanto existem outras menores e do mesmo preço que fazerm fotos muito melhores.

    o departamento de marketing fez um belo trabalho em enganar os leigos em fotografia

    ResponderExcluir
  3. Exato Leonardo, captou a mensagem.

    Shé, se for uma superzoom aguarde as novas Canon SX40, Panasonic FZ47 e FZ150. Melhor que elas temos as Panasonic LX5, Samsung EX1 (TL500), Nikon P7000 e P7100, Canon G12 e S100, Fuji X10 e Olympus XZ1. Estas são as melhores compactas do mercado.

    ResponderExcluir
  4. A desvantagem da SX30 no flash resolve-se com um flash externo, que como bem citou, a HX100 não pode ter, por falta de sapata.
    Aliás, flash externo é algo que precisa ser mais disseminado - o povo em geral tem mania de achar que um flash externo é coisa de profissional e teimam em usar os flashes terríveis das câmeras, que não podem ser direcionados, rebatidos...

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou de volta... rs
    Agora tenho a opção da Canon SX40, é preferível do que a Sony né?
    O LCD articulável da Canon é mais apropriado que o da Sony?

    ResponderExcluir
  6. Olá Sherilin, sugiro que leia também o artigo Melhores superzoom de 2011, que apresenta um comparativo entre a Canon SX40 e outras três câmeras da categoria.

    ResponderExcluir
  7. é, depois que perguntei aqui achei este artigo. Já li e minha duvida aumenta. A Lumix é uma boa marca?

    ResponderExcluir
  8. A Lumix é uma linha de câmeras da Panasonic e são sim muito boas. Tanto que nosso colunista classificou dois de seu modelos entre as quatro melhores câmeras da categoria.

    É normal ter dúvidas em relação a equipamentos, porém, aconselho que você não se apegue tanto a essa questão. Existem vários modelos que irão lhe oferecer boa qualidade de imagem e se você como iniciante tem tantas dúvidas, isso significa que as diferenças entre elas serão pouco significantes. Quando começar a aprender mais sobre fotografia (uma vez que a sua intenção é fazer um curso) você poderá avaliar melhor qual é mais relevante e futuramente trocar por um equipamento mais adequado àquilo que você precisa.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da sua explicação. Eu gosto muito de tirar fotos macro de pratos de comida e fotos de viagens. Qual vc me indica?
    Obrigada,

    ResponderExcluir

 
Copyright © 2010-2016 Resumo Fotográfico. Termos de uso.
Belo Horizonte, MG - Brasil