segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Máquina do tempo: Sputnik

dezembro 26, 2011 | por Cid Costa Neto

Foto: Sovietcams.com
Sputnik é um modelo de câmera estéreo de médio formato, introduzida no mercado por volta de 1955. Foi desenvolvida e fabricada pela empresa russa GOMZ (que viria a se tornar a conhecida LOMO durante a década de 1960).

Seu corpo era feito em baquelite, uma espécie de resina sintética resistente ao calor. O filme utilizado era o 120, que tornava possível registrar até seis pares de foto no formato 6x6 (ou doze imagens individuais).

Para criar o efeito tridimensional da cena, as duas imagens eram colocadas no estereoscópio, aparelho optico que separa a visão de cada olho para cada um das respectivas imagens, causando assim a sensação de profundidade.

Foram fabricadas três versões principais da câmera, com diversas variações na velocidade do obturador, sockets para tripé e marcas de lente. No total, cerca de 86 mil unidades foram produzidas até ser retirada do mercado, em 1973.

É ainda possível adquirir um exemplar original através da internet, por aproximadamente R$300,00 e existe inclusive um grupo no Flickr destinado exclusivamente a fotografias feitas com esse modelo.

"Luz" (2007), por Jason Ordaz / Flickr


Fontes:
  1. Sputnik Camerapedia
  2. Sputnik Sovietcams.com
  3. SCHNEBERGER, Christopher. Stereo Stories. PHSC