domingo, 8 de janeiro de 2012

Nikon D4

janeiro 08, 2012 | por J.Goffredo

Divulgação / Nikon Brasil
A já esperada D4 foi oficialmente anunciada pela Nikon e com muitas coisas previstas no site Nikon Rumors. Algumas mudanças sobre a D3s foram grandes, outras foram evoluções.

A Nikon D4 aparentemente desbanca a D3s como a câmera mais competente para Low Light, para pouca luz. Alguns botões passaram a serem iluminados, e aumentou a sensibilidade, indo de ISO 100 a ISO 12800, podendo ser "esticada" de 50 a 204800 (Será que fotografa com a luz das estrelas em uma noite de lua nova?). O sensor de foco passou a ser mais sensível ainda.

A resolução também aumentou, indo para 16.2 Mp. A Nikon é cuidadosa no aumento de resolução, preferindo aumentar a relação sinal/ruído, a faixa dinâmica e a sensibilidade (Na realidade, estes fatores estão intimamente relacionados entre si.).

A durabilidade o obturador foi aumentada também. Os testes foram para que ele durasse, pelo menos, 400 mil disparos.

Ela suporta dois cartões, mas de tipos de diferentes. Um CF tipo I e um CF tipo XQD, que é um novo padrão com uma taxa de transferência ainda maior e tamanho menor.

A capacidade de vídeo foi muito melhorada, podendo gravar 1920x1080p com as taxas de 30, 25 e 24 FPS, limitada a 29 minutos e 59 segundos (Legalmente, na Europa, se passar disto é considerado filmadora, e não mais câmera fotográfica, e paga mais imposto.). O curioso é que pode usar o sensor como FX, DX e com os 1920x1080 pixels centrais do sensor, dando um fator de crop de 2.7x. Com isto pode diminuir a quantidade de lentes usadas nas filmagens.

O fotômetro foi outra coisa que sofreu uma enorme evolução, ganhando muitas outras funções. A Nikon tradicionalmente usa sensores coloridos de aproximadamente 1 K pixels, para fazer as medições, mas na D4 ele tem 91 Kp. Ele passa a identificar fontes de luz, ajuda a determinar o equilíbrio de branco da fonte de luz, medir as diferenças entre claro e escuro, e... reconhecimento facial, e assim escolher qual sensor de autofoco mais adequado para fazer o foco no rosto. Sim, a D4 faz o reconhecimento facial no fotômetro. Isto é um recurso bom para agilizar as fotos de eventos sociais.

Ethernet na câmera. Isto mesmo, a câmera vem com uma porta Ethernet 100base TX, de 100 Mb/s para colectar a uma rede e a um computador. Mas se não quiser usar fios, pode usar uma interface wireless conectada à câmera, que é vendida em separado.

O site da Nikon tem algumas amostras de fotos, mas são poucas e pequenas, e a de sensibilidade mais alta é ISO 6400.

A câmera é impressionante. Agora é aguardar as análises e juntar 6 mil dólares.

Para maiores informações: Nikon, DPReview, Nikon Brasil e Foto Fácil