quarta-feira, 15 de maio de 2013

Fotógrafa capta como o mundo reage diante da sua aparência

maio 15, 2013 | por Cris Tristão

"Eu embarquei em um experimento social: documentar como o mundo reagia a mim".

Haley Morris-Cafiero é fotógrafa e vive em Menphis, nos Estados Unidos. Ela é Professora Adjunto e Chefe do Departamento de Fotografia na Memphis College of Art, com mestrado em Artes pela Universidade de Arizona e bacharelado em Fotografia pela Universidade do Norte da Flórida. Apesar de se manter uma dieta saudável, ela não consegue ter um corpo magro devido a uma hipoteriodismo. Ela escolheu se fotografar em espaços públicos para examinar como o corpo dela se encaixava na sociedade.

A ideia para fotografar a série "Wait Watches" (um trocadilho com o nome "vigilantes do peso") ocorreu quando ela estava fotografando em plena Times Square, em Nova York. Ao ver a foto, notou que um homem, ao invés de estar posando para uma mulher que aparentava ser muito bonita, ele estava rindo da aparência de Harley.

"Eu estava interessada em captar algo que eu já sabia: se as mulheres grandes das obras de arte andassem por aí hoje, elas seriam desprezadas e ridicularizadas".

Para realizar as imagens, ela procurava lugares bem iluminados que permitissem uma composição interessante e se possível também criar uma comparação de beleza feminina ideal esperada pela maioria da sociedade.

Durante o processo ela utilizava de uma câmara em um tripé, banco ou com um assistente e fazia centenas de disparos. Depois analisava as imagens na tentativa de achar alguma pessoa que tinha um elemento de crítica ou questionamento em seu rosto ou através de linguagem corporal em relação a sua presença. Ela considera um experimento social e viaja o mundo para captar a reação de diferentes culturas.

Assim que o projeto começou a chamar atenção da mídia, ela tem recebido emails de diversas partes do mundo agradecendo a iniciativa. Como de um email de uma menina belga de 15 anos, que descreve que após conhecer o trabalho de Harley, ela se sente melhor e não se preocupa mais com o que os outros pensam dela.

Ela está feliz como ela é e confortável com seu corpo. Ao invés de se fechar ou ter uma atitude negativa ou de raiva, ela simplesmente transforma os comentários maldosos que recebem em fotos.





Fontes: DCM e Harley Morris-Cafiero
Publicado em: