quinta-feira, 2 de maio de 2013

Aconteceu denovo: Fotógrafo adquire câmera e descobre tesouro da Primeira Guerra Mundial

maio 02, 2013 | por Cris Tristão

Chris A. Hughes encontrou no estojo da câmera, dois pacotes de slides

Coincidência ou não, já haviamos publicado em Janeiro deste ano uma história que poderia ser a mesma, quando o americano Anton Orlov, encontrou negativos de fotografias feitas durante a Primeira Guerra Mundial, dentro de uma câmera recem comprada. Agora foi a vez do fotógrafo Chris A.Hughes, que ao comprar uma câmera francesa Richard Verascope de 1914, encontrou no estojo dois pacotes de slides com fotos capturadas por um soldado francês durante a Guerra.

Câmera Richard Verascope adquirida por Hughes (Reprodução)

Nos slides contiam as datas e locais de onde foram tiradas escritas à mão pelo fotográfo da época. Algumas retratam o cotidiano da guerra, o dia a dia dos soldados, imagens de morte e destruição. As raridades podem ser vistas no site de Hughes. 

As fotografias aparecem duplicadas devido a câmera utilizada, um modelo estereoscópico, que cria duas imagens da mesma cena, e quando as imagens são vistas por um visualizador adequado, dão a sensação de que a foto é tridimensional.

Após este interessante 'achado', Hughes desenvolveu o que ele chama de uma "estranha obsessão" para encontrar filmes. Ele já era um ávido colecionador de câmeras antigas com mais de 300 câmeras em sua coleção que datam de 1847, mas agora ele mudou seu foco para a busca de câmeras em que o filme ainda esteja dentro do equipamento. 

Parece que o passado quer se tornar atual. É bacana resgatar ou adquirir objetos antigos, pois podemos ter a mesma sorte de com elas descobrir grandes tesouros.