segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Você enxerga bem as cores das suas fotos?

dezembro 16, 2013 | por Cid Costa Neto


No meio fotográfico é muito comum a preocupação com a fidelidades das cores dos filmes, sensores, monitores e impressões. Mas quase ninguém se preocupa com a real percepção das cores dos seus próprios olhos.

Segundo a Colour Blind Awareness, organização que trabalha pela conscientização a respeito do daltonismo, uma a cada 200 mulheres no mundo possuí alguma deficiência na percepção das cores. Nos homens esse numero é muito maior: 1 a cada 12.

Existem diferentes causas de daltonismo. Para a grande maioria das pessoas, a deficiência de visão de cores é genética e foi herdada por parte da mãe, apesar de algumas pessoas também se tornarem daltônicas como resultado de algumas doenças, como diabetes e esclerose múltipla ou ainda, ser adquirida ao longo do tempo devido ao processo de envelhecimento, medicamentos etc.

Caso você não esteja enxergando bem as cores, isso significa que pode estar publicando imagens com cores que você não consegue distinguir muito bem. Por isso, antes de xingar o laboratorista que revela suas fotos, que tal fazer um teste para conferir a sua percepção das cores?

O site X-Rite disponibilizou uma espécie de "desafio" online para avaliar a percepção das cores. O teste consiste em agrupar as cores por sua semelhança de forma a compor a escala de gradação cromática: www.xrite.com/online-color-test-challenge.

Faça o teste, poste aqui o seu resultado e compartilhe com os colegas. Vamos ver como anda a percepção dos nossos fotógrafos.