terça-feira, 19 de agosto de 2014

Censura do Facebook e dia mundial da fotografia de castigo

agosto 19, 2014 | por Cid Costa Neto



Em pleno dia mundial da fotografia, o Resumo Fotográfico foi colocado de castigo pelo Facebook. Na virada de segunda para terça, a nossa página na rede social recebeu um bloqueio de 24 horas por "violar os padrões da comunidade".

De acordo com aviso da rede, o motivo para o bloqueio foi a publicação (feita em Junho) de um link para uma notícia do jornal lusitano O Público, que - ironicamente - discorria sobre a censura nas redes sociais, mais especificamente no Instagram. O artigo é ilustrado pela filha de Bruce Willis fazendo topless nas ruas de Nova York, em protesto.

Não é a primeira vez que caímos nessa situação. No final do ano passado, também recebemos um bloqueio pela publicação de uma foto da série "Pan Azul", obra do artista brasileiro Gal Oppido. Desde então, seguimos pisando em ovos e evitamos publicar através da rede social, qualquer conteúdo com nudez, mesmo que de cunho artístico. O que impressionou, no entanto, é que a imagem que está sendo motivo de bloqueio não estava na nossa página, mas sim em outro site. Foi feita apenas a publicação do link da postagem.

De qualquer forma, fica a pergunta: Qual o sentido de censurar em uma rede social, uma nudez que não possui qualquer conotação sexual e que é aceita em público?

Feliz dia da fotografia aos colegas!