sábado, 16 de maio de 2015

Mais lentes lendárias da Nikon no Ebay

maio 16, 2015 | por J.Goffredo

Continuando o garimpo no Ebay encontrei algumas outras lentes lendárias, como a raríssima Nikkor 13mm f/5.6, uma grande angular que cobre o quadro todo do filme praticamente sem distorções e que estava à venda ainda com a caixa original. O modelo chegou ao mercado em 1976, com poucas unidades fabricadas. Cerca de 350, segundo artigo de Ken Rockwell.


O anúncio indicava que faltavam mais alguns dias para o encerramento, mas encerrou antes. Alguém deve ter pago os 31 mil dólares pedidos por ela. Não é a primeira vez que aparece uma destas no Ebay. Já noticiamos um outro anúncio de uma destas há 3 anos atrás.

Nikon Noct-Nikkor 58mm f/1.2 AI-S (AGFCamera/Ebay/Reprodução)
Outra lente lendária que encontrei nos anúncios no Ebay foi a Nikon Noct-Nikkor 58mm f/1.2 AI-S, inclusive uma com caixa e tudo mais. Esta até que não é muito rara, pois foram fabricadas alguns milhares dela. Ela foi criada para para ser muito nítida com o diafragma todo aberto. Ela não distorce fontes de luz, como lâmpadas e outros pontos de luz. A ideia dela é ser uma lente muito clara para se usar filmes de baixa sensibilidade de noite.

Existe a "reencarnação" dela, a AF-S Nikkor 58mm f/1.4G, que pode ser encontrada no Brasil por 6 mil Reais. Então o modelo antigo se tornou mais peça de colecionador, ou para quem use câmeras mecânicas.

Depois destes achados procurei por algumas outras lendas que eu conhecia, como a super-tele zoom 1200-1700mm, mas não tive sorte.