domingo, 10 de maio de 2015

Série fotográfica retrata estágios da relação entre mãe e filha

maio 10, 2015 | por Resumo Fotográfico

A fotógrafa Julia Fullerton-Batten abordou as complexidades do vinculo entre mãe e filha no ensaio fotográfico 'Mothers and Daughters'. 

A série criada em 2012 retrata pares de mães e filhas na vida real, com graus variados de proximidade e distância. Cada foto mostra uma dupla de mulheres em seus ambientes com o objetivo de capturar o verdadeiro vínculo emocional entre as duas. “Percebi o quanto a fragilidade e vulnerabilidade das mulheres estão plenamente expostas na relação mãe-filha”, disse Fullerton-Batten ao The Huffington Post.

A fotógrafa disse que direcionou um pouco as duas mulheres em cada imagem, mas também deixou que as relações de cada mãe e filha se refletissem nas poses que acabaram saindo nas fotos. As fotografias finais expõem uma bela síntese da perspectiva de Fullerton-Batten como filha e neta, e a relação de cada dupla de mulher.

“Com o passar do tempo, a relação [mãe-filha] muda significativamente. O bebê nos braços ainda está totalmente dependente da mãe, mas no outro extremo da escala etária, a mãe muitas vezes se torna dependente da filha para satisfazer suas necessidades emocionais”, escreveu Fullerton-Batten ao descrever seu trabalho. “No relacionamento adulto, a intimidade do vínculo é estabelecida no amor, nas dificuldades e na rivalidade de um tempo de vida compartilhado, levando à maturidade do entendimento e aceitação do outro. Entre a infância e a idade adulta, o espectro completo de emoções é vivenciado. Minhas imagens tentam capturar todos esses diferentes estágios nessa relação extremamente especial.”

Fullerton-Batten disse que o projeto é “tanto documental quanto biográfico”, já que a série também ilustra as lembranças de sua relação e a das irmãs com a mãe, e a relação entre sua mãe e sua avó.













Para conhecer mais sobre o trabalho de Julia, acesse: www.juliafullerton-batten.com.

Fonte: Brasil Post