terça-feira, 28 de julho de 2015

Segundo site, bebê teria ficado cego após foto com flash

julho 28, 2015 | por Resumo Fotográfico

Atualizado em 29 de julho às 10:15
People´s Daily/Reprodução
No começo da semana, o site chinês People´s Daily publicou a notícia de que um bebê de três meses de idade teria perdido a visão depois que um amigo da família tirou uma fotografia dele usando flash.

Segundo a matéria, o flash teria danificado células da mácula, uma pequena área na porção central da retina altamente sensível a luzes e responsável pela percepção de detalhes como a distinção de cores. A mácula não está totalmente desenvolvida antes de a pessoa completar 4 anos, o que explicaria a razão de as crianças ficarem tão incomodadas com luzes fortes. Os pais notaram algo de errado com o bebê logo depois da foto. Em seguida, médicos constataram que ele teve redução parcial de visão no olho esquerdo e perda total no direito.

Controvérsia

Oftalmologistas, no entanto, afirmam que o flash de uma câmera não tem potencial para causar dano permanente, principalmente por ser muito rápido e ter pouca intensidade. "Para causar um problema tão grave, a intensidade da luz precisaria ser muito alta e o tempo de exposição à ela muito prolongado. O flash de uma câmera dura uma fração de milésimo de segundo e não costuma ser tão intenso. Por isso, não faz sentido levar à cegueira", disse a oftalmologista Denise Fornazari, do Hospital de Clínicas da Unicamp, em entrevista ao portal de notícias UOL

Mesmo para uma criança que tenha nascido prematura, por mais imaturas que as células da retina sejam, a possibilidade de dano permanente por causa do flash fotográfico é quase nula. "Não há relatos de nenhum caso assim na literatura médica. Não é totalmente impossível, mas é muito improvável. O mais provável é que o bebê já tivesse uma doença que acabou sendo descoberta por causa disso", disse a oftalmologista Josenalva Cassiano, do Hospital das Clínicas de São Paulo.