segunda-feira, 27 de junho de 2016

Alemão é eleito 'Fotógrafo do Ano' no MIFA 2016

junho 27, 2016 | por Resumo Fotográfico

Tom Jacobi passou dois anos registrando as paisagens mais remotas em seis continentes para criar a série "Grey Matter(s)"

"The Majestic", Tom Jacobi

O fotógrafo alemão Tom Jacobi foi o grande vencedor do Moscow International Foto Awards 2016, sendo eleito "Fotógrafo do Ano". Para criar a série "Grey Matter(s)", que também foi vencedora em outras quatro categorias, Jacobi passou dois anos fotografando as paisagens mais remotas em seis continentes. Ele descobriu lugares místicos que tinham sido criadas pela natureza ao longo dos milênios.

O Moscow International Foto Awards visa reconhecer, premiar e expor fotógrafos talentosos de todo o mundo e apresentá-los para a comunidade criativa na Rússia. MIFA realiza concursos anuais para profissionais e fotógrafos não-profissionais internacionalmente. Participantes de todo o mundo são incentivados a juntar-se aos anuais Moscow International Awards Foto.

Jacobi recebeu um prêmio em dinheiro no valor de prêmio de 3 mil dólares e vai participar de uma exposição junto aos demais vencedores, que terá abertura no dia 20 de julho, na galeria de arte NaKashirke, em Moscow.

Revisão e desclassificação

O fotógrafo Sadegh Souri chegou a ser anunciado "Fotógrafo do Ano" com a série "Waiting Girls (waiting for capital punishment)", mas após a organização decidir investigar as histórias por trás das fotografias vencedoras, ele foi desclassificado.

"MIFA tinha que levantar a história, porque as fotografias foram inscritas e ganharam na categoria imprensa/editorial onde o texto da história é tão importante quanto a própria fotografia", disse Hossein Farmani co-fundador do Moscow International Foto Awards. "Infelizmente, nossas pesquisas resultaram em feedbacks ambíguos e uma vez que não foi possível verificar uma história explícita por trás dessas grandes e conceitualmente importantes visuais estamos rejeitando esta inscrição e atribuindo o primeiro prêmio para outra inscrição".

Veja todos os vencedores.