sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Facebook censura fotografia histórica e causa polêmica

setembro 09, 2016 | por Resumo Fotográfico

Editor do jornal mais vendido na Noruega, Aftenposten, criticou Mark Zuckerberg depois que a rede social apagou uma fotografia e uma publicação da página do diário


O incidente começou na página do escritor Tom Egeland, que há algumas semanas partilhou a famosa imagem conhecida como Napalm Girl, tirada pelo fotógrafo Nick Ut em 1972 que mostra uma jovem nua queimada durante a guerra do Vietnã. O Facebook removeu a imagem por conter nudez e bloqueou o acesso do escritor à sua página durante 24 horas.

O jornal Aftenposten publicou uma notícia sobre o caso e também teve a fotografia e publicação apagadas pelo Facebook. O jornal recebeu um e-mail da rede social pedindo para que o conteúdo fosse censurado ou apagado, por violar as regras. Porém, antes que pudesse responder, as publicações foram removidas.

Em resposta ao Facebook, o jornal publicou uma carta aberta do editor-chefe, Espen Egil Hansen, dirigida ao fundador da rede social na primeira página da edição desta sexta-feira. Hansen critica o fato da rede social não conseguir distinguir imagens de abusos sexuais e “famosas fotografias de guerra”, acusa Zuckerberg de “abuso de poder” e afirma que, sendo um dos trabalhos da imprensa reportar imagens consideradas desagradáveis, não é um algoritmo que deve decidir o que pode ou não ser publicado.

Fonte: TVI 24