sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

As câmeras do World Press Photo 2017

fevereiro 17, 2017 | por Resumo Fotográfico

A Canon 5D Mark III foi a câmera mais utilizada entre os fotojornalistas vencedores do World Press Photo 2017

O prestigiado concurso de fotojornalismo World Press Photo anunciou seus vencedores de 2017 nesta semana. Um olhar para os dados publicados ao lado das imagens premiadas oferece uma ideia sobre quais câmeras os melhores fotojornalistas em todo o mundo estão usando atualmente.

O site espanhol Photolari contabilizou esses dados e criou um conjunto de gráficos discriminando os tipos de câmera, marcas e modelos utilizados no concurso deste ano. Veja abaixo quantas vezes cada modelo de câmera apareceu na lista de fotos vencedoras:



Apesar de ter sido substituída pela Canon 5D Mark IV e apesar da ascensão da Canon 5DS / 5DS R, a Canon 5D Mark III foi mais uma vez a DSLR mais utilizada entre os fotojornalistas vencedores (pelo terceiro ano seguido).

O gráfico de marcas de câmeras mostra que a Canon e a Nikon ainda são dominantes, mas a Fujifilm já aparece agora com uma maior representação:


Em termos dos sistemas de câmera utilizados, as câmeras DSLR estavam por trás de 88,8% das fotos vencedoras, enquanto as câmeras sem espelho chegaram a 5,55%, e outros tipos representaram também 5,55%.



Para ver como os dados deste ano se comparam aos últimos dois anos, confira os gráfico compartilhados pelo site PetaPixel em 2016 e em 2015 .

Fonte: Photolari (via PetaPixel)