domingo, 28 de maio de 2017

Fotos colorizadas mostram a evolução da Indy 500

maio 28, 2017 | por Resumo Fotográfico


Neste domingo (28) acontece mais uma edição da tradicional 500 Milhas de Indianápolis, sexta etapa do calendário de corridas da temporada de 2017 da IndyCar Series. A primeira edição da corrida popularmente conhecida como Indy 500 foi realizada em 30 de maio de 1911. Naquele ano, a pista que anteriormente era de cascalho e alcatrão foi pavimentada. Um total de 60 mil fãs - cerca de um quinto do público atual - apareceram para ver a ação. Mas talvez a maior diferença entre aquela época e agora é a evolução dos próprios carros de corrida.

Quando Ray Harroun ganhou a primeira Indy 500, ele fez isso em um Marmon Model 32, apelidado de Wasp (vespa) por causa do seu esquema de cores amarelo e preto. O veículo de Harroun estava muito longe dos elegantes demônios da velocidade atuais: Era pouco mais do que um chassi cilíndrico com quatro rodas estreitas, um assento e uma cauda simplificada. Faltava um pára-brisa, porém, foi o primeiro carro a empregar o uso de um espelho retrovisor, e corria a uma velocidade média de 120 Km/h.

Ao longo dos anos, o monoposto na Indy 500 evoluiu enquanto os engenheiros desenvolviam formas de maximizar a velocidade sem sacrificar a segurança. Avanços na aerodinâmica permitiran que os carros de hoje alcancem velocidades de até 350 Km/h. Em homenagem a uma das instituições mais veneradas do automobilismo, a revista Time encomendou ao editor de fotografias Sanna Dullaway a coloração de diversas imagens desde os primeiros dias do evento conhecido como o "maior espetáculo em corridas".

















Fonte: Time