terça-feira, 13 de junho de 2017

Fotógrafo turco acusa a National Geographic Traveler de usar sua foto sem pagar

junho 13, 2017 | por Resumo Fotográfico


Nesta segunda-feira (12), o fotógrafo turco Mustafa Turgut publicou um artigo no site PetaPixel onde afirma que nunca foi pago pelo uso de sua foto na capa da edição chinesa da revista National Geographic Traveler, em Novembro de 2011.

"Em 13 de outubro de 2011, recebi um e-mail de alguém chamado Tracy Chu, então editora da National Geographic Traveler China. Ela escreveu que gostavam de uma foto que peguei no Machu Picchu, que eu coloquei no TrekEarth, e eles queriam usá-la como a foto de capa de sua revista na China."

Segundo o fotógrafo, a revista teria oferecido 2,200CN ¥ (cerca de US$ 324) para usar a foto na capa e que apesar de reconhecerem que o preço era baixo para o mercado europeu, afirmaram que esse era o preço mais elevado que poderiam oferecer no mercado de mídia na China.


Turgut disse que eu só permitiria a utilização da foto se a taxa fosse paga com antecedência. Eles então teriam respondido que devido às regras da empresa, seria possível pagar apenas após a impressão da revista, no final de novembro de 2011.

"Chu também enviou um documento promocional sobre sua empresa e revista para me persuadir, e eu estava convencido pela carta de apresentação da empresa que me enviaram. Naquele mesmo dia, eu respondi e disse-lhes que aceitei as condições (com base na confiança) e pedi 5 cópias impressas da edição depois da publicação. Eu também enviei o arquivo de foto."

Após a publicação, o fotógrafo recebeu 5 cópias da revista, juntamente com documentos solicitando as informações de pagamento. Após alguns meses depois de não receber nenhum pagamento, ele enviou um e-mail novamente perguntando quando seria feito o pagamento pelo uso da foto na capa. Turgur nunca recebeu uma resposta.


"Eles nunca responderam ao meu e-mail, e eles não responderam a nenhuma tentativa de contato desde então", conta. "Frustrado, comecei a enviar um email para a sede global da National Geographic com minha história. Embora tenha tentado entrar em contato com a sede várias vezes, ainda não recebi uma única resposta."

O fotografo afirma ainda que começou a publicar em páginas de redes sociais da National Geographic em 2013, mas todas as suas postagens foram excluídas.


Mustafa Turgut é um fotógrafo profissional com sede em Istambul, na Turquia. Você pode encontrar mais de seu trabalho em seu site e no TrekEarth.