sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Antonina (PR) recebe oficina de cianotipia

agosto 25, 2017 | por Resumo Fotográfico


No dia 16 de setembro, a cidade de Antonina (PR) recebe a oficina de cianotipia "Um Mundo em Azul", que será ministrado pela artista visual Lilian Barbon. A oficina tem como objetivo demonstrar e vivenciar um processo histórico de impressão fotográfica do século XIX ‐ a Cianotipia.

Na oficina são abordadas as origens da fotografia, a história do cianótipo, a preparação dos químicos, o processo prático para obter a cianotipia em diversos suportes e os desdobramentos deste processo em meio a arte contemporânea.

A cianotipia é um processo fotográfico artesanal do séc. XIX, que utiliza moléculas de ferro sensíveis à luz, produzindo cópias de tons azulados. Além de ser o mais simples dos processos de sensibilização artesanais, a imagem formada é ainda hoje, das mais duráveis.

O curso tem como público-alvo artistas, arte educadores, fotógrafos e pessoas interessadas em artes. Cada aluno deverá levar um pincel e avental (ou roupas que possam vir a manchar). Enviar até 3 fotografias que pretendam reproduzir para o email lilianbarbon@gmail.com.

Lilian Barbon é fotógrafa e artista visual, residente em Florianópolis-SC. Mestre e Bacharel em Artes Visuais pela UDESC. Especialista em Fotografia pela UEL. Ministrante de diversas oficinas de fotografia pelo país.

SERVIÇO

Oficina de Cianotipia - Um Mundo em Azul
Data: 16 de setembro de 2017
Horário: de 13h30 às 17h
Local: Prédio Histórico / Sede da ADEMADAN - Praça Coronel Macedo, 316. Antonina-PR
Investimento: R$ 50,00
Inscrições e informações: lilianbarbon@gmail.com