quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Série fotográfica retrata casais LGBT que vivem juntos

agosto 16, 2017 | por Resumo Fotográfico


No próximo encontro da exposição Soror, que acontece nesta quarta-feira (16), às 18h, na Galeria Oriente, Rio de Janeiro, a fotógrafa Simone Rodrigues apresentará o seu projeto "Nomes do Amor – o amor que ousa dizer seu nome". Uma série de retratos de casais LGBT que vivem juntos – casados ou em união estável – há mais de dois anos. O projeto foi idealizado e vem sendo desenvolvido pela fotógrafa Simone Rodrigues desde 2014.

O projeto em andamento já documentou 28 casais e famílias, que se dispuseram a posar e compartilhar um pouco de suas histórias de vida. Nas imagens, Simone faz uma espécie de releitura do tradicional retrato de família, um gênero de imagem que ajudou a legitimar a família patriarcal desde os primórdios da invenção da fotografia, no século XIX. Tendo como modelos os novos modelos de famílias contemporâneas, a fotógrafa compõe seus retratos em poses sóbrias, sem artifícios, apresentando as pessoas com naturalidade, nos seus ambientes domésticos.

Junto às fotos, estão depoimentos, com as vivências e reflexões sobre os processos de assumir a condição homossexual, a união do casal e os projetos de construção de família. Com o objetivo de compor um retrato mais abrangente da família LGBT brasileira, o projeto, que nessa primeira etapa se concentrou na cidade do Rio de Janeiro e arredores, será expandido para outras cidades do país.

Para conhecer mais e também para baixar o catálogo, acesse o site: www.nomesdoamor.com.

Simone Rodrigues

Artista, professora, pesquisadora e curadora independente. É Mestre em História Social da Cultura (PUC-Rio), com dissertação sobre a fotografia moderna no Brasil e professora na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. É autora do livro "Nomes do Amor – o amor que ousa dizer seu nome" com retratos de casais LGBT.



SERVIÇO

Encontro "Nomes do Amor – o amor que ousa dizer seu nome"
Data: 16 de agosto, às 18h
Autora: Simone Rodrigues
Apresentação: Jean Wyllys e Daniella Géo
Local: Galeria Oriente: Rua do Russel, 300/401 - Glória