terça-feira, 27 de novembro de 2018

Fotógrafa cria série de imagens de mortes bizarras ensaiadas

novembro 27, 2018 | por Gabriela Brina

Criada pela fotógrafa Daniela Edburg, a série de fotos "Drop Dead Gorgeous" captura em suas imagens a morte em suas formas mais bizarras. O projeto teve início em 2001 em sua tese para a faculdade de arte na qual é formada e, de início, Edburg queria fazer uma série de remakes de suas pinturas favoritas.

A primeira tentativa foi ensaiar uma morte por shampoo, inspirada pela morte de Marat por Louis-David. Mas a fotógrafa conta que sentia não ter ainda a capacidade de fazer reproduções neoclássicas. A partir disso, ela decidiu modificar seu tema de tese para ser sobre a relação entre o glamour e a morte. Através da cor, composição e humor você pode criar a ilusão de que algo é esteticamente agradável quando, na realidade, pode ser horrível ou grosseiro.

Edburg conta que a série não é realmente sobre os produtos, mas a relação de amor e ódio que temos com eles. Quando você olha para um belo pacote de Oreos, tudo é novo, brilhante e atraente. Há sempre a promessa da doçura e do prazer, e então quando você vai e come tudo, o que você acaba tendo são dores de estômago, migalhas e lixo.
"Eu acho que a morte é muito sedutora. Isso nos faz apreciar a beleza em tudo o que é efêmero. Eu acho que Baudrillard já disse que nós seduzimos com a nossa fraqueza. Quando somos mais frágeis do que no momento em que estamos perdendo nossas vidas?"











Fonte: The Morning News