quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Como criar belos fundos com bokeh usando papel alumínio

Você já pensou que uma folha de alumínio pode ser usada como fundo para criar um belo efeito bokeh em uma fotografia? Esse é um termo que vem da palavra japonesa "boke" e significa borrado. Esse efeito é obtido quando fotografamos com grande aberturas (como f/1.8 ou f/1.4), reduzindo a profundidade de campo e tirando o plano de fundo da área de nitidez do foco.

O fotógrafo Kunal Malhotra descreve uma técnica que alguns conhecem como el bokeh wall, que é basicamente um método para criar uma "parede de bokeh" no plano de fundo.

Materiais necessários
  • Uma folha de papel alumínio
  • Uma lente rápida, com uma abertura máxima de pelo menos f/2.8 ou maior
  • Pelo menos dois flashes dedicados ou de estúdio
  • Uma folha de gel colorido

1º passo

Pegue uma folha de alumínio com tamanho suficiente para cobrir completamente o fundo em seu enquadramento. Embole a folha de papel suavemente, sem pressionar demais.

2º passo

Abra a bola de papel que você acabou de fazer e, ao fazê-lo, certifique-se de não remover os amassados. Essas irregularidades na folha de alumínio serão usados ​​para criar o efeito bokeh. Basta colocar a folha em uma superfície plana e mover a mão suavemente sobre ela, sem remover as rugas formadas na folha de papel.

3º passo

Depois de ter esticado a folha de alumínio, coloque-a na parede de forma a preencher o quadro da câmera. Certifique-se de que os amassados estão uniformemente distribuídos e a folha encha todo o seu enquadramento para capturar resultados perfeitos.

4º passo

Coloque o seu assunto em uma posição tal que haja um espaço de pelo menos 50-100cm entre a folha e o assunto. Isso permitirá que você capture uma profundidade de campo rasa e mantenha o plano de fundo fora da área de nitidez.

5º passo

Comece com a iluminação pela folha de alumínio, você pode usar um flash dedicado, iluminação de estúdio ou mesmo uma lâmpada de mesa. Para que o bokeh pareça colorido, você pode colocar um gel colorido na frente da fonte de luz.

Ilumine o assunto conforme seu desejo. Certifique-se de que a fonte de luz que está sendo usada no assunto não interfira no fundo, o que pode fazer o seu fundo aparecer superexposto. Esta é outra razão pela qual você deve manter uma certa distância do fundo.

Algumas dicas antes de começar a clicar

Depois de posicionar o seu assunto e configurar a iluminação, comece a clicar. Mas antes disso, mantenha estas dicas em mente para capturar uma foto com um belo bokeh:
  • Tente usar uma lente que permita grandes aberturas, como f/2.8 ou f/1.8. Quanto maior a abertura, mais bokeh.
  • Use uma lente com distância focal de 50mm ou mais para obter profundidade de campo e também poder usar uma folha de papel menor.
  • O uso de luzes flash ou de estúdio lhe dará um melhor controle sobre a luz e você pode capturar resultados de melhor qualidade. Por outro lado, se você estiver usando uma luminária de mesa ou uma lâmpada, talvez seja necessário aumentar sensibilidade ISO.
  • Dependendo da distância focal da sua lente, você precisará usar várias folhas de papel de alumínio para cobrir completamente o quadro com o efeito. Além disso, tente usar 1-2 pontos de luz maiores do que o menor valor de abertura disponível para obter melhor qualidade.

Fonte: Digital Photography School (via iPhoto)

COMUNICAR ERRO

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © 2010-2019 Resumo Fotográfico. Termos de uso.