quarta-feira, 17 de abril de 2019

Dicas para enfrentar um dia ruim trabalhando como fotógrafo

abril 17, 2019 | por Resumo Fotográfico


Através das redes sociais, pode parecer que todos os fotógrafos estão viajando e se divertindo no trabalho enquanto você está sozinho enfrentando dias horríveis. Mas, por mais que um fotógrafo ame aquilo que faça, também tem dias ruins, assim como em qualquer outra profissão. Em artigo para o site Fstoppers, o fotógrafo Nesh Soni apresenta 5 dicas para enfrentar um dia ruim trabalhando como fotógrafo.

“É importante que nós, como comunidade, aprendamos e ajudemos uns aos outros a sobreviver a dias ruins.”

Reconheça que as coisas podem dar errado

Segundo Soni, os dias ruins vêm em todas as formas e tamanhos: “tive uma noiva quebrando o braço durante o ensaio do casal, minha avó sendo diagnosticada com último estágio de câncer no um dia antes de um casamento de alto perfil, o carro de um cliente raspando a lateral de uma mercadoria. treinar em seu caminho para um local de filmagens estrangeiras, e eu ainda tive a sorte de ter lido alguns e-mails de clientes insatisfeitos pouco antes de começar outro ensaio.”

“A vida tem um talento incomum para jogá-lo fora do caminho de vez em quando ou a cada três semanas, se acontecer de você ser um fotógrafo profissional. Então, a primeira parte da solução está em reconhecer e aceitar que as coisas podem dar errado. Essa aceitação pode ajudá-lo a se concentrar em resolver seu estado de espírito e a tarefa em mãos, em vez de pensar em 'por que isso está acontecendo comigo?'”


Tenha um parceiro

Soni afirma que pode parecer natural e intuitivo entrar em sua concha e não querer compartilhar seus sentimentos com mais ninguém em momentos de aflição. Mas há certas situações em que fazer o oposto pode ajudar muito a superar. “Quando um ensaio não pode ser adiado ou cancelado e você sabe que dizer ao cliente pode não ajudar na situação, se possível, confie no seu segundo fotógrafo ou no seu assistente de iluminação. Explique sua situação para eles assim que puder e peça-lhes para 'segurar o forte' para você, se eles sentirem que você não está sendo engraçado/falante/espirituoso.”

Caso você não tenha um parceiro previsto para o ensaio, Soni sugere levar um amigo e apresentá-lo como seu assistente. “Compartilhar sua situação com alguém em quem você confia não apenas ajudará você a liberar algumas de suas emoções, mas também fornecerá a você um amigo de apoio que cuidará de você em momentos de aflição.”


Faça parte da comunidade fotográfica

“Há situações em que é impossível estar fisicamente no ensaio. Por exemplo, há alguns anos atrás, o médico do marido de uma amiga fotógrafa disse que, dependendo do resultado de seus exames, ele poderia ter que fazer uma cirurgia no dia seguinte. E ela deveria estar fotografando alguns retratos no dia seguinte que ela não podia cancelar. Para tais situações, uma rede de backup de amigos fotógrafos pode percorrer um longo caminho para cobrir você em momentos de extrema necessidade.”

Soni sugere entrar em contato com cinco fotógrafos da sua rede que você confia e que, preferencialmente, tenham um estilo parecido com o seu. “Faça um pacto com eles: se surgir uma situação em que você absolutamente não pode fotografar e se eles estiverem disponíveis, eles cobrirão você e vice-versa. Felizmente, minha amiga fotógrafa tinha um arranjo semelhante e a cliente entendeu completamente sua situação. Então, ela sobreviveu naquele dia assustador e seu marido não teve que ir à cirurgia também.”


Crie rotinas e sistemas

Muitas vezes, os maiores problemas de ter um dia ruim envolvem a memória e concentração. Para combater isso, Soni destaca a importância de ter rotinas e sistemas. “Tenha bons hábitos de fotografia. Se você costuma fotografar no local, crie uma lista de checagem de equipamentos para garantir que você não se esqueça de embalar algo que possa precisar durante o ensaio. Se você fotografa outros seres humanos para ganhar a vida ou a sua paixão, você pode criar sua própria fórmula para poses e iluminação. Isso pode ajudar a manter a consistência do seu trabalho e ajudar você a produzir um bom conjunto de imagens, mesmo com um foco ligeiramente reduzido.”

“Um dos sistemas utilizados por muitos fotógrafos profissionais com grande eficácia é o planejamento de suas fotos: antes do seu ensaio, verifique sua locação, clique fotos de composições e molduras exatas com seu telefone, rastreie o clima e o sol (se aplicável), crie uma ordem mental ou física das fotos, e use quaisquer outras ideias de planejamento que possam ajudá-lo a funcionar com capacidade inferior à ideal.”


Permita-se tirar uma folga

Às vezes, você pode fazer todo o planejamento e networking, mas pode ser difícil gerenciar um dia realmente ruim. “Você pode até acabar cancelando seu ensaio! Faça o que fizer, lembre-se de não se criticar com algo que não pode controlar completamente e, assim que possível, comunique-se proativamente com todas as partes afetadas, explicando claramente as razões por trás de sua ausência.”

Fonte: Fstoppers (via iPhoto) | Fotos: Nesh Soni