quinta-feira, 2 de maio de 2019

Colóquio de Fotografia da Bahia - Convocatória 2019

maio 02, 2019 | por Resumo Fotográfico


Nos dias 24 e 25 de outubro, de 2019, a Escola de Belas Artes da UFBA promove em Salvador a terceira edição do Colóquio de Fotografia da Bahia. Este ano o evento tem como eixo temático a Fotografia na América Latina: percursos e protagonistas. Artigos científicos e ensaios fotográficos podem ser inscritos até o dia 2 de junho de 2019, através de formulário online.

O evento celebra percursos e protagonistas da fotografia latino-americana. O recorte temático acolhe pesquisas científicas e artísticas que investigam aspectos históricos, estéticos, sociais e culturais da produção fotográfica na América Latina. Esta edição tem como parceiros o Ministério das Relações Exteriores do Uruguai, o Consulado do Uruguai em Salvador e a Fototech Brasil.

São aceitas propostas em português e espanhol de autores brasileiros e estrangeiros. Os trabalhos inscritos serão pré-selecionados por comitês artístico e científico, constituídos por profissionais reconhecidos. A partir dessa pré-seleção, a equipe de curadores vai montar os painéis temáticos. As pesquisas apresentadas serão publicadas nos anais do evento.

O Colóquio de Fotografia da Bahia chega ao seu terceiro ano após duas bem sucedidas edições. Em 2017 e 2018 a Escola de Belas Artes reuniu artistas visuais, fotógrafos e acadêmicos para discutir os usos sociais, artísticos e culturais da fotografia. O projeto é uma plataforma que promove o diálogo entre pesquisadores de universidades brasileiras e profissionais da imagem.

Para mais informações, acesse o site do evento: www.coloquiodefotografia.ufba.br.