quarta-feira, 13 de abril de 2011

O beijo na fotografia

abril 13, 2011 | por Cid Costa Neto

O beijo é provavelmente um dos gestos mais antigos e significativos na história da humanidade e pode ter diversos sentidos: afeto, luto, celebração, respeito, conforto e amor. Em homenagem ao dia do beijo, cito aqui duas imagens sobre o referido gesto que talvez sejam as mais famosas da história da Fotografia.

Beijo na Times Square

Foto: Alfred Eisenstaedt (1945)
A fotografia de um marinheiro beijando uma enfermeira, na famosa Times Square de Nova York, foi transformada em ícone da história dos Estados Unidos. A imagem foi feita pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt, no dia 14 de agosto de 1945, ao fim da Segunda Guerra Mundial e ganhou notoriedade após a publicação na revista "Life".

Os protagonistas dessa cena mantiveram-se anônimos durante muitos anos. Três décadas após aquele dia, Edith Shain escreveu a Eisenstaedt para informá-lo que ela era a mulher misteriosa. A enfermeira faleceu em Los Angeles aos 91 anos, em 23 de junho de 2010.

A identidade do marinheiro teria sido identificada em 2007, através do estudo aprofundado da vida do fotógrafo Alfred Eisenstaedt por parte de um perito forense. Dez homens alegavam ser o marinheiro da foto, mas segundo Lois Gibson, da polícia de Houston, o homem por trás do mistério é  o veterano Glenn McDuffie.

Foto: Victor Jorgensen (1945)
A cena foi registrada também pelas lentes de Victor Jorgensen, um respeitado fotógrafo da Marinha, que também teve sua foto reconhecida, embora com menos expressão.

Durante décadas, o mundo acreditou que as fotografias haviam sido tiradas após o anúncio do fim da Guerra, feito pelo presidente  americano Harry S. Truman às 19h30. Mas na memória da enfermeira Bullard, testemunha da cena (e coadjuvante na foto registrada por Jorgensen), o beijo ocorreu horas antes que a guerra tivesse o fim declarado oficialmente.

O beijo do Hotel de Ville

A bela foto do francês Robert Doisneau, feita na praça do Hotel de Ville em Paris, em 1950, é considerada como a mais vendida da história. A imagem tornou-se um símbolo do romantismo da capital francesa na década de 1980.

Foto: Robert Doisneau (1950)

























Sua história é intrigante é controversa. Por muitos anos acreditava-se que esta foto teria sido tirada ao acaso pelo fotógrafo, enquanto encontrava-se sentado tomando um café. Em 1992, quando dois impostores se fizeram passar pelo casal, Doisneau revelou que a fotografia não tinha sido tirada a esmo. O fotógrafo buscava material para uma reportagem da revista America's Life sobre os apaixonados de Paris e pediu que o casal posasse para uma foto, lhes enviando uma cópia como agradecimento.

Em 2005, um colecionador suíço arrematou um original da famosa fotografia por 155 mil euros. O lance foi a maior cotação já atingida por uma fotografia de Doisneau, até então. A antiga proprietária da foto era a própria protagonista do famoso beijo, Françoise Bornet.

Fontes: