quarta-feira, 26 de abril de 2023

Saiba o que é o efeito moiré e como evitá-lo em suas fotografias

abril 26, 2023 | por Resumo Fotográfico


O efeito moiré é um efeito óptico que tende a ocorrer quando fotografamos cenas com um determinado padrão de linhas. Pode ocorrer em padrões de roupas ou em qualquer superfície com um determinado padrão.

Você pode não conhecer o termo em si, mas com certeza já o viu em algumas de suas imagens ao transferi-las para o computador. Neste artigo você vai aprender o que é o efeito moiré e como evitar (ou não) nas suas fotos.

O que é o efeito moiré?

O efeito moiré, também conhecido como padrão moiré, é o resultado de uma distorção ótica causada pela sobreposição de duas grades de linhas que possuem tamanhos ou ângulos diferentes. Esse padrão de interferência gera um efeito de distorção visual.

O termo moiré vem do francês mouaire e se refere a um tipo de tecido, geralmente seda, mas também lã ou algodão. Esse tecido se assemelha a uma superfície ondulada, graças aos padrões geométricos formados pela própria estrutura do tecido.

Esse padrão de interferência visual gera uma onda ou efeito óptico flutuante como o que você pode ver abaixo:

Como evitar o efeito moiré?

O efeito moiré ou moiré é especialmente irritante quando tiramos retratos, por isso é aconselhável enfatizar aos protagonistas de nossas fotografias que escolham roupas sem linhas ou pontos muito próximos, tanto para uma sessão de fotos quanto para vídeos.

Caso contrário, o padrão de linha da roupa será adicionado ao padrão de grade de nossos sensores. Ao não combinar os dois padrões um sobre o outro, causará esse efeito moiré.

Esta é uma imagem clássica do efeito moiré na roupa:


Então vamos ver algumas dicas para evitar o efeito moiré:

EVITE PADRÕES DE LINHA

É a forma mais óbvia de nos livrarmos do problema, principalmente se queremos fazer retratos. Padrões com linhas ou pontos muito próximos ou tecidos com alguns tipos de fibras, como seda e até mesmo linho, podem causar esse efeito.

O moiré também tem a particularidade de não ser apreciado na hora de tirar a fotografia, então quando costumamos perceber o problema, é tarde demais para corrigi-lo.

USE O DESFOQUE

Se não conseguir eliminar a área que sabe que produzirá moiré, você pode suavizá-la usando um f-stop aberto para desfocá-la. Desta forma, você pode reduzir ou eliminar o efeito in situ se não estiver na parte principal da fotografia.

Você também pode aplicar o desfoque depois, seja usando máscaras no Photoshop ou selecionando um pincel de ajuste em programas como Lightroom ou similares.

APROXIME-SE

Quanto menor o elemento, mais o efeito moiré é apreciado. Portanto, uma maneira de reduzir o efeito é aproximar-se do padrão se você não conseguir tirá-lo do quadro.

Espero que este artigo tenha sido útil para você. Em caso afirmativo, sinta-se à vontade para compartilhá-lo com as pessoas que você acha que podem estar interessadas.

Publicado em: