sábado, 4 de junho de 2011

Entrevista: Newton Medeiros

junho 04, 2011 | por Cid Costa Neto

Designer e publicitário de formação, o paulista Newton Medeiros decidiu dedicar-se a paixão pela Fotografia. Colaborador das revistas “Fotografe Melhor” e “Técnica & Prática”, é autor do livro “Estúdio na Prática”, primeira publicação brasileira sobre iluminação em estúdio. Técnicas que ele ensina também nos cursos ministrados em seu estúdio e em workshops por todo país.

Você trabalhou como designer e publicitário antes de dedicar-se a fotografia. O que te levou a dar essa guinada na carreira?

NM. Sempre que acompanhava as fotos tinha uma curiosidade sobre os ângulos. Assim comecei em um curso de fotografia e apaixonei

Como você vê a transição entre a publicidade tradicional impressa e a online? Existe alguma influencia disso no mercado da imagem fotográfica?

NM. Sim, ouve uma redução de custos na fotografia de publicidade, pois cobrávamos pelo veículo e com isso caiu os preços.

Muitos profissionais reclamam que a facilidade em adquirir equipamentos digitais criou um grupo de fotógrafos que se lançaram despreparados no mercado. Você acha que isso afetou o segmento da fotografia de publicidade?

NM. Sim. Basta o cara ter uma câmera, colocar no verdinho [modo automático] e sair clicando e usando o PS [Photoshop].

A fotografia de culinária, assim como a de moda exige muita produção. Você tem uma equipe própria pra isso?

NM. Para fotografia de alimentos contrato uma produtora de alimento. Para a fotografia de moda contrato produtora de moda, cabeleireiro e maquiadora.

O retoque digital é essencial?

NM. Em todas as fotos sempre existiu um retoque. Ontem menos, pelo processo e hoje muito, pela facilidade.

Até que pondo “o cliente tem sempre a razão”?

NM. Eu não acho que ele tenha sempre razão. Não trabalho em regime de escravidão. Sempre digo o que é real ou fake demais.

Você ministra cursos e workshops no seu estúdio e em várias cidades do Brasil. Como foi a decisão de lecionar?

NM. Logo que comecei a estudar senti vontade, pois nasci para ser líder e gosto muito de lecionar e tenho bastante didática.

O seu livro, “Estúdio na Prática” é o primeiro do gênero publicado no Brasil. Como surgiu esse projeto?

NM. Bom eu sempre queria aprender a foto de publicidade e sentia a má vontade das escolas em ensinar. Aí conheci alguns livros importados que mostravam a foto e o esquema. Veio então a idéia. Como já fazia isso na revista “Fotografe Melhor”, apresentei a idéia para eles.

O primeiro livro já está na terceira edição e um segundo volume foi lançado no ano passado. Você esperava por todo esse sucesso?

NM. Sim acreditava. Pois existe uma carência muito grande deste tipo de livro feito por Brasileiros e o meu foi o primeiro. O primeiro livro esta indo para 4 edição e o segundo já esta na segunda.

Podemos esperar por um terceiro volume?

NM. Já estou juntando os ingredientes...

Quais fotógrafos cujo trabalho você admira?

NM. O Grande Helmut Newton, Ricardo de Vicq pelo otimo trabalho com alimentos, Kazuo Okubo pela fotografia de nú, Tripolli, Andre Shilir, Klaus Mitteldorf...

Que conselhos você dá para os fotógrafos que querem começar a trabalhar com publicidade?

NM. Estudar luz, ver muita foto na área e antes de fazer um trabalho pesquisar sobre o produto e saber o que os concorrentes fazem.

Foto: Newton Medeiros
Para conhecer mais o trabalho de Newton Medeiros, acesse: newtonmedeiros.com.br